Correio dos Campos

Investimento no acesso ao esporte afasta crianças e adolescentes das ruas

14 de junho de 2019 às 17:12
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Com uma programação de 11 campeonatos exclusivamente municipais, que ocorrem anualmente, o Departamento de Esportes, pertencente a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), envolve atualmente aproximadamente 2 mil pessoas em torneios promovidos pelo município.

O Agita Jaguariaíva é um projeto que, de acordo o diretor de Esportes, Edson Jacobs, o Edão, se ramificou em diversos núcleos, que são responsáveis pelo treinamento, acompanhamento e avaliação dos participantes em modalidades como futsal, vôlei, basquete, xadrez, futebol, dança, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e capoeira, além do Projeto de Recreação nas Escolas, que atende mais de 3 mil alunos da rede municipal.

São desenvolvidos, a partir do Agita Jaguariaíva, eventos como a Copa de Futsal Adulto com 365 atletas divididos em 28 equipes; também a Copa Jaguar de Futsal Adulto, voltada ao público masculino a partir de 16 anos e feminino a partir de 14, com 355 atletas; a Copa Mirim de Futsal, chamada “Copinha”, que já conta com 9 edições realizadas e 315 participantes e outras competições como Campeonato Master de Futebol.

Além dos campeonatos de futsal, outros esportes também agitam Jaguariaíva como o Campeonato Municipal de Queimada, que envolve cerca de 500 crianças anualmente, também o Torneio Municipal de Voleibol e o Torneio de Xadrez que têm, juntos, uma participação de aproximadamente 300 alunos.

O público do interior do município também tem uma competição voltada exclusivamente para os atletas da zona rural, o Torneio de Futsal e Futebol Rural, que ocorre seis vezes ao ano. Esta, como pontua a vice-prefeita e secretária da Smece, Alcione Lemos, é mais uma forma de valorização, que faz do setor de Esportes um abrangente e completo serviço prestado à população. “Nosso trabalho no Esporte tem sido focado em ampliar constantemente as modalidades oferecidas, alcançando todos os públicos sem deixar ninguém de fora. Os investimentos na estruturação do departamento permitiram que hoje Jaguariaíva tenha quatro espaços públicos direcionados ao treinamento dos alunos, além das quadras nas escolas, e 16 profissionais envolvidos exclusivamente com o Esporte”, afirma.

Este leque de eventos esportivos que se consolidaram ao longo dos últimos anos visa, principalmente, oportunizar as crianças e adolescentes uma forma de lazer fora das ruas, como salientou o prefeito José Sloboda. “Com os alunos envolvidos com o Esporte, diminuímos a incidência de evasão escolar, tiramos as crianças e adolescentes das ruas e aumentamos o interesse dos alunos pelos estudos, são sonhos que estão sendo construídos através do comprometimento da nossa administração”, pontuou o prefeito.

A Corrida Rústica do Trabalhador, promovida e organizada pela prefeitura municipal, também tem reunido centenas de pessoas todo ano. No intuito de combater o sedentarismo e tentar uma medalha, pessoas de toda região se inscrevem para participar. Neste ano foram 36 premiações e mais e 700 participantes.

Outros torneios de nível regional, estadual e até continental, como é o caso do Dia do Desafio, foram aderidos pelos jaguariaivenses. Também tem equipes de Jaguariaíva em campeonatos como o Regional de Siqueira Campos, AMCG Esportes e Mostra Paranaense de Dança.

Anualmente, são investidos aproximadamente R$ 95 mil em eventos esportivos, um incentivo que, de acordo com o diretor de Esportes, só tem trazido resultados positivos.

RECREAÇÃO NAS ESCOLAS

A implantação de recreação nas escolas foi estruturada a partir de 2015, quando os alunos começaram a receber de fato aulas de Educação Física nas escolas. Quem orienta os alunos neste momento de recreação são estagiários do curso de Educação Física.

Um investimento que deu certo e hoje permite que as crianças da rede municipal tenham uma das aulas mais queridas da grade duas vezes por semana.

De acordo com o diretor de Esportes, esse contato dos estagiários com os alunos permitiu que durante as aulas fossem feitas também sondagens de talentos, possibilitando assim, que cada aluno fosse encaminhado para a modalidade esportiva com a qual se identifica. A partir disso, os alunos passaram a ser treinados de maneira mais direcionada e isso melhorou o desempenho até em campeonatos intermunicipais, como explica Edão.