Correio dos Campos

Conferência da Saúde abre espaço para discussão do SUS em Jaguariaíva

28 de março de 2019 às 16:52
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Com o foco no tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram nesta semana a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto à participação popular, ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy.

Comunidade, conselheiros de saúde, gestores e trabalhadores da saúde municipal compareceram na conferência. Entre as autoridades esteve o prefeito José Sloboda, vice-prefeita e secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Cleia Sloboda, secretária de Saúde, Amália Alves, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariana Carneiro, secretário de Administração e Recursos Humanos Hissashi Umezu, presidente do Ipas, Valdemir Ferreira e o representante do Núcleo Regional de Saúde, André Luiz Lisboa,.

Na abertura dos trabalhos Lisboa, em nome da Regional de Saúde, relatou que a ampliação do diálogo com os municípios será uma estratégia de administração. “Estaremos mais próximos dos municípios, na busca de construir um SUS melhor para todos”, resumiu.

O prefeito José Sloboda falou de um dos focos da conferência, que foi a questão do financiamento do SUS. Ele registrou que Jaguariaíva aplica em média 25% de sua receita corrente líquida em saúde, ou seja, mais do que a aplicação constitucional exigida, que é de 15%.

Conforme Sloboda, embora a maioria dos recursos esteja comprometida na manutenção dos serviços, o município apresenta também investimentos. “Revitalizamos a estrutura física e conseguimos novos equipamentos para o Hospital Carolina Lupion, além de reformar unidades de saúde, como a do Lagoão, que está prestes a ser entregue. Também implantamos novos projetos, como o Castramóvel, que logo começa a funcionar, e o Programa Feira Verde, que tem impacto na saúde, com o acesso a alimentos saudáveis e limpeza da cidade”, citou.

A vice-prefeita lembrou que Jaguariaíva já passou grandes dificuldades na área, contudo além de transformação estrutural e contratação de profissionais via concurso, ação importante foi organizar as finanças e dívidas municipais para possibilidade de receber verbas estaduais e federais. “Nossa saúde já passou por conquistas e, revoluções e neste fórum de debates, vamos discutir e propor novos melhoramentos”, disse.

Controle Social – Representantes de segmentos organizados de usuários do sistema único de saúde (SUS), prestadores de serviço de saúde do SUS, trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde e representantes do poder público participaram na conferência de discussões em grupo.

Os debates foram embasados em duas palestras que os antecederam. A primeira foi com o historiador e mestrando Rafael Pomim, que fez um retrospecto da 8ª Conferência Nacional de Saúde e seu legado. Na sequência o mestre em Saúde Pública, Julio Cesar houve ainda a escolha de novos conselheiros para renovação do Conselho Municipal de Saúde. Também foram eleitos delegados que representarão as propostas do município na Conferência Estadual da Saúde.