Correio dos Campos

Jaguariaíva recebe autorização para iniciar projeto pioneiro de moradia para idosos no Paraná

14 de março de 2019 às 14:09
(Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Jaguariaíva é um dos 15 municípios paranaenses contemplados com mais 872 casas populares liberadas pelo Governo do Estado. O prefeito José Sloboda participou da cerimônia de assinatura de contratos, realizada na Sala de Reuniões do Gabinete do Governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta (14).

As 872 casas somam investimentos de R$68,8 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e de financiamentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e FGTS, em parceria com o governo federal e prefeituras. Elas serão feitas também em Bituruna, Cambará, Cantagalo, Fernandes Pinheiro, Foz do Iguaçu, Jandaia do Sul, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Piraquara, Rebouças, Sengés, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.

Em Jaguariaíva o contrato incluiu 40 unidades integradas ao Projeto Morar Bem Paraná Terceira Idade. “Estamos trabalhando nisso há algum tempo em conjunto com o Governo do Estado e com ele Jaguariaíva sai na frente, sendo pioneira na instalação, inclusive com ajuda na elaboração do projeto. Nosso propósito com esta iniciativa é atender àqueles que durante muitos anos de sua vida não tiveram a oportunidade de adquirir a sonhada moradia digna”, pontua o prefeito José Sloboda.

Conforme Sloboda, com a ordem de serviço assinada nesta manhã (14), a empresa já está autorizada a iniciar a obra. Essas 40 habitações em Jaguariaíva ficarão em um condomínio horizontal no Loteamento Portal do Sertão. Elas serão projetadas para pessoas solteiras ou casadas e poderão ser usadas pelos idosos enquanto eles necessitarem. O local terá portaria, praça, horta comunitária, área de convivência e estrutura para atendimentos públicos de saúde, social e de lazer. O interessado deve ter renda mensal, que é um até cinco salários mínimos.

O investimento será de R$3,8 milhões e, para dar celeridade à obra, a prefeitura inclusive já destinou à Cohapar a área para a construção e também houve a limpeza necessária para os primeiros trabalhos. “O terreno, que fica próximo à Estação de Tratamento de Água do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), recebeu preparo preliminar para construção do condomínio, que será de responsabilidade da Construtora Pizollato, empresa vencedora da licitação”, informa Paulo Puquevis, diretor do Departamento Municipal de Habitação do município. Entre os presentes na cerimônia onde o governador Ratinho Junior assinou a autorização para o contrato esteve o deputado estadual Alexandre Curi e o secretário de estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Mais casas – A construção das 40 moradias para idosos em Jaguariaíva fazem parte do maior pacote de investimentos em habitação popular do município. Além delas, a prefeitura de Jaguariaíva finaliza a construção de 200 unidades habitacionais pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e dá andamento ao processo de viabilização mais 358 casas, financiadas pelo interessado através da Caixa Econômica Federal (CEF), com recursos do FGTS, e subsídio da prefeitura e Cohapar. Já foram finalizadas 29 casas populares na área rural e tem em andamento a regularização fundiária para mais de 900 famílias. Mais informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Habitação, situado na Estação Cidadão Agente Durvalino de Azevedo, Praça Getúlio Vargas, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.