Correio dos Campos

Projeto municipal promove descarte correto do óleo de cozinha

26 de fevereiro de 2019 às 15:48
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – O projeto de coleta do óleo de cozinha usado para reciclagem está em andamento em Jaguariaíva. A iniciativa é do Departamento de Ensino Profissionalizante, da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (Smict), e visa a preservação ambiental e a prática pedagógica nos cursos para jovens aprendizes.

Desenvolvido desde julho do ano passado, o “Óleo que Transforma”, envolve os jovens aprendizes na atividade supervisionada de recebimento dos óleos usados e divulgação entre a população, relata a diretora do Departamento de Ensino Profissionalizante, Tania Marodim Assis. Ela explica que o material coletado é armazenado em um galão apropriado no próprio departamento. Depois a empresa parceira, a GRT de Ponta Grossa, recolhe o óleo e o destina a outras finalidades, como a fabricação de produtos de limpeza, biocombustível e ração animal.

Para os formandos do curso de Assistente Administrativo, Laerty Fernandes, Nicole Rossoni e Karen Pavuk, a atuação neste projeto tem sido uma grande experiência. “Além de pesquisar sobre o assunto, para saber mais sobre os impactos ambientais do óleo no meio ambiente, também temos interações com a comunidade e donos de comércio para divulgar o programa e conseguir mais adesão ao descarte correto”, relata Laerty. Os alunos também destacam a contribuição ao meio ambiente. “Um litro de óleo coletado deixa de poluir quase um milhão de litros de água”, diz Nicole.

A professora coordenadora do projeto, Elisangela Santana, conta que o envolvimento no projeto dá a oportunidade aos jovens aprendizes de se superarem, visto que nas palestras que dão sobre o assunto precisam vencer a inibição. “Nossos alunos tem sido bastante elogiados e isso é muito gratificante, pois vemos eles se superarem, criarem e ainda ajudar a conservar o meio ambiente”, diz.

Para o sucesso do projeto os alunos e responsáveis esperam contar com o envolvimento da população. Para participar basta somente depositar o óleo de cozinha usado em garrafas pet e entregar no Departamento de Ensino Profissionalizante. O departamento fica na Rua Nicanor Soares S/N, no Centro de Jaguariaíva, e atende pelo telefone (43) 3535-3222.