Correio dos Campos

Audiência pública apresenta aplicações de recursos no último quadrimestre de 2018

26 de fevereiro de 2019 às 15:30
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Câmara de Vereadores de Jaguariaíva e prefeitura prestaram contas na última quinta-feira (21) em audiência pública de prestação de contas relativa às aplicações dos recursos públicos no último quadrimestre de 2018. Realizada a cada quatro meses, a apresentação cumpre determinação do artigo 9, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre os presentes na audiência, que é aberta ao público em geral, esteve o prefeito municipal, José Sloboda (Juca), o presidente da Câmara Municipal, Adilson Passos Felix, secretários municipais, funcionários públicos e alguns membros da comunidade e vereadores. A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal foi representada pelo vereador presidente da comissão, Divael de Melo, que recebeu os relatórios ao final da audiência.

A Câmara foi a primeira a prestar contas dos valores repassados pelo Executivo para sua manutenção. Em seguida, houve apresentação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pela secretária Amália Cristina Alves, e de relatórios fiscais da prefeitura pelos secretários de Finanças, Carlos Perez Gomez, e de Planejamento, Nara Giselle Bueno.

Conforme os relatórios financeiros da Prefeitura Municipal, apresentados pela Secretaria Municipal de Finanças, todos os índices apresentados estiveram em conformidade com a legislação. Ao final o prefeito Juca fez um breve relato do andamento do trabalho da administração municipal.

Ao público o prefeito Juca falou de obras em fase de conclusão, como as de construções de ponte metálica no acesso entre os bairros Fluviópolis e Nossa Senhora de Fátima, 200 casas populares pelo FAR no loteamento Portal do Sertão, reformas da Escola Municipal Carlos Carneiro e UBS do Lagoão, mais a implantação de mantas nas lagoas de tratamento do Samae.

Segundo Sloboda, na Vila Edith, logo que o município consiga nova liberação judicial para continuidade da obra, serão investidos R$ 2.200 milhões na pavimentação asfáltica. Explicou que a empresa que não concluiu a obra e teve o contrato rompido, recorreu à Justiça e impediu que a nova empresa licitada continuasse o trabalho. Já a retomada da pavimentação nas “Casinhas Brancas” depende da abertura do orçamento estadual e repasse dos recursos pelo Governo do Estado, que licitou a obra.

O prefeito também falou de sua recente busca de recursos em Brasília. Junto ao governo federal ele contou que, acompanhado do deputado Pedro Lupion, conseguiu habilitar Jaguariaíva em projetos de investimentos em pavimentação, expansão no abastecimento de água e ressarcimento de recursos com defesa civil. Somados aos projetos com recursos próprios, estaduais e federais, a perspectiva de investimentos no município chega perto de R$ 34 milhões, informou Juca Sloboda.