Correio dos Campos

Jaguariaíva incentiva pequeno produtor e a preservação ambiental

18 de fevereiro de 2019 às 17:03
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA), continua com as melhorias voltadas aos pequenos produtores rurais e ao meio ambiente. Os trabalhos têm se dividido entre revitalização de espaços públicos e serviços que beneficiem o pequeno produtor rural, como a distribuição de sementes, mudas, transporte de leite e serviços de máquinas.

Na última semana a equipe ambiental esteve empenhada na revitalização do paisagismo do Parque Beira Rio. No local foram recuperadas árvores já existentes, bem como feito o plantio de outras espécies. Importante destacar que a secretaria recebeu, via IAP (Instituto Ambiental do Paraná), mais de 4 mil mudas de espécies como araçá, angico, branquial, pedaleira, entre outros, a serem distribuídas no município.

O Cadastro Ambiental Rural gratuito, registro público obrigatório eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, também está disponível na secretaria.
A coleta seletiva é outra atividade em andamento, em parceria com a associação de recicladores. O diretor de Meio Ambiente, Leonardo Von Linsingen, destaca que o caminhão de coleta percorre a rota do transporte coletivo diariamente. Já o lixo eletrônico pode ser entregue na SAMA. Vale ressaltar que em breve inicia o Projeto Feira Verde, de troca de recicláveis por alimentos, encampado pelo prefeito José Sloboda.

Fiscalização – A prefeitura, por meio da SAMA, entrou em contato com todas as empresas que possuem barragens e represamento de águas no município para que apresentem laudos técnicos de segurança, plano de emergência, projetos de construção e anotações de responsabilidade das edificações. O objetivo é verificar as condições das barragens que podem afetar moradores e o meio ambiente, bem como prevenir acidentes.

Outra ação de fiscalização em curso é relativa ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Ela é voltada àqueles que comercializam produtos de origem animal. Os produtores devem buscar orientações quanto às normas e obter o selo de inspeção.

Agricultura – A equipe de agropecuária do município de Jaguariaíva desenvolve nos últimos dias trabalhos no plantio de feijão na Chácara da prefeitura, no bairro dos Lanças, visando o fornecimento de sementes melhoradas ao pequeno produtor rural.

O projeto de fornecimento de sementes se chama “Mais Grãos” e, dentro de dois meses deve beneficiar cerca de 60 pequenos produtores com as sementes. O engenheiro agrônomo Sandro Drinko informa que no próximo mês os agricultores interessados devem participar no próximo mês em Ponta Grossa de um “Dia de Campo” em fazenda da Fundação ABC.

Mais um serviço disponível é o de transporte gratuito do leite, das propriedades até as dependências do Condomínio Matarazzo, beneficiando os produtores locais. O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Francilei Baitala, informa que neste local a prefeitura mantém um resfriador para armazenamento correto até que a empresa responsável faça o recolhimento. São 30 os produtores assistidos.

Na secretaria também continua a disponibilização de máquinas para preparo do solo. O pequeno produtor pode contar com até seis horas de serviço, com taxa de R$60,85 a hora. “Nossa patrulha rural é composta de cinco tratores e implementos e, para procedimentos como o preparo do solo, colheita de silagem, aplicação de calcário e adubação orgânica é possível contar com assistência técnica gratuita”, relata Drinko.

Dentro do programa “Jaguariaíva Mais Produtiva” existe o subsídio do transporte gratuito do calcário até a propriedade. Com mais este apoio, o pequeno produtor, após análise do solo, encomenda o calcário no fornecedor e economiza, até uma vez ao ano, o valor do frete.

Se tivesse que pagar pelo transporte oferecido pela prefeitura, o produtor gastaria com o frete o dobro do valor gasto com o calcário, usado na correção da terra. Outra novidade é a organização de parceria de produtores com empresa da região para abertura de mercado de ovinos. Interessados em vender carneiros para esta empresa devem cadastrar-se na SAMA. Mais informações sobre os benefícios oferecidos pelo município ao pequeno produtor rural podem ser obtidas na secretaria, localizada na Rua do Matadouro S/N. O telefone é o (43) 3535-6358 e o atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.