Correio dos Campos

Serviço aeromédico transfere mais pacientes jaguariaivenses em estado grave

7 de dezembro de 2018 às 16:48
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A aeronave da Base Campos Gerais do Batalhão da Policia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transportou mais dois pacientes em estado grave de saúde nesta sexta-feira (7) em Jaguariaíva. Eles foram encaminhados para atendimento de alta complexidade em hospitais de referência no Estado.

Pela manhã, um homem de cerca de 50 anos, vítima de traumatismo craniano, foi levado ao Hospital Bom Jesus em Ponta Grossa. À tarde, o chamado foi necessário para uma senhora de 73 anos, que sofreu infarto, e precisou ser levada rapidamente ao Hospital do Rocio em Campo Largo.

O major Pucci, piloto do helicóptero, relatou que foram cerca de 20 minutos de vôo de Ponta Grossa até chegar ao Campo do Caxias, onde têm ocorrido os pousos e preparação dos pacientes para o transporte aéreo. Segundo ele, o serviço de resgate aéreo regional, que teve início neste ano, já realizou outros atendimentos em Jaguariaíva. Citou que, pela manhã, antes de vir à Jaguariaíva, ocorreu o resgate de uma vítima de ferimento de arma de fogo na cidade vizinha de Sengés.

Segundo o médico Alexander Pinheiro Yamal, que acompanhou as transferências, o resgate aéreo de emergência tem feito muita diferença nos esforços empreendidos em salvar a vida das vítimas. “Este serviço encurta o tempo do atendimento de alta complexidade, em instituições como as de Ponta Grossa e Campo Largo, além de facilitar o acesso aos hospitais de referência”, comenta.

SAMU – O serviço aeromédico regional é uma conquista do Governo Municipal juntamente com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O prefeito José Sloboda (Juca), que também é presidente da AMCG, destaca que está trabalhando fortemente para a total implementação do projeto em Jaguariaíva nesta fase de transição de Governo.

Conforme o prefeito Juca, além da possibilidade de contato com o serviço de resgate aéreo, em caso de transferências de emergências, está previsto para o município o funcionamento de uma base do Samu. A expectativa é de receber duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado para atendimento da população jaguariaivense. A base deve contar com toda a equipe necessária para operar o sistema, inclusive com médico de plantão 24 horas. “Este é um serviço muito importante e que deve salvar muitas vidas”, observa o prefeito.