Correio dos Campos

Projeto Vida completa 15 anos

22 de novembro de 2018 às 11:50
(Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Em 15 de setembro de 2003, através de iniciativa do seu presidente, pastor Antônio Jair Mendes Carneiro, nascia em Jaguariaíva o “Projeto Vida”, organização de sociedade cível sem fins lucrativos. Nestes 15 anos de atuação já abrigou cerca de 2600 pessoas, que se encontravam em situação de vulnerabilidade devido ao uso nocivo ou dependência de substâncias psicoativas.

Para sobreviver o Projeto depende de doações, parcerias, convênios. Segundo o pastor Jair, ao longo desses anos a instituição só tem gratidão às parcerias firmadas, em especial a parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva “sem a qual não teríamos nenhuma condição de sobreviver esse tempo aqui”, afirma.

Apesar de grata a toda ajuda que recebe, a equipe do Projeto tem o sonho de transformar o lugar em um espaço autossustentável e, ao comemorar 15 anos, dá um passo em direção à realização do sonho com a construção de um tanque para a atividade de piscicultura (criação de peixes). “A gente quer que daqui sete, oito meses esses peixes estejam grandes e o pessoal do Projeto já possa se alimentar deles, como também ser uma fonte de renda”, afirma Sílvio Alexandre, profissional da área de piscicultura, que teve a iniciativa da implantação do tanque, e passou pelo Projeto Vida como acolhido.

“Ainda não sabemos o desfecho desses peixes, só sabemos que dentro de no mínimo sete meses já teremos resultados, que poderão nos apresentar várias possibilidades, como a criação de um pesque e come, fornecimento para pesque e pagues, transformação em filés e vender para mercados, a própria prefeitura poderá comprar esse produto diretamente do Projeto”, informa Carneiro.

Todo o serviço de infraestrutura do tanque foi realizado sob a orientação de Sílvio, que é da cidade de Telêmaco Borba (segundo local de onde o Projeto mais recebe gente). “Como o Projeto já possuía o tanque, somente foram necessárias algumas adequações, como o preparo do terreno e o tratamento da água e do solo”, explica Sílvio.

Neste primeiro momento o tanque recebeu 4500 peixes, entre tilápias e carpas, que em alguns meses devem estar prontos para o abate, segundo informou Sílvio.

O Projeto Vida – É uma instituição de utilidade pública que trata de dependentes químicos masculinos, maiores de idade, de toda a região dos Campos Gerais. Trabalha com fortalecimento de vínculos e desenvolve trabalho de serviços práticos como cozinha, organização do local e trabalhos na horta. Fica localizadao na zona rural, no bairro Espigão Alto, há 27 quilômetros da cidade.

É mantido por convênios com o setor público e doações de associados, e está sempre em busca de ampliar e melhorar seu atendimento aos moradores de Jaguariaíva e região, contribuindo na prevenção, tratamento e reabilitação de dependentes químicos, e no estudo e elaboração de políticas voltadas a este assunto. Também participa no conselho municipal de assistência social e no conselho e comitê municipal de políticas sobre drogas.