Correio dos Campos

Alunos da rede pública municipal se destacam em importantes concursos educativos

21 de novembro de 2018 às 10:41
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Em reconhecimento ao empenho de alunos e professores orientadores que tiveram destaque em três tipos de concursos educativos neste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) promoveu na terça-feira (20), na Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, uma cerimônia de premiação.

Pais e responsáveis, professores e alunos assistiram no ginásio de esportes da escola à entrega de certificados em premiações da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), Projeto Vamos Ler e Agrinho. Antes da certificação, deixaram mensagens ao público a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o diretor do Jornal da Manhã e Portal A Rede, Eloir Rodrigues, a diretora escolar Lucia Helena Santos e a diretora de Educação, Andreia Valentim.

A vice-prefeita e secretária Alcione Lemos, parabenizou aos vencedores e destacou que na rede municipal de ensino são firmadas parcerias para desenvolvimento de projetos que oferecem vivências pedagógicas diferenciadas. “Cada projeto tem um encaminhamento, mas todos visam o desenvolvimento integral de nossos alunos”, disse Alcione. A diretora de Educação, Andreia Valentim, acrescentou que esses projetos têm potencializado os ensinamentos em sala de aula e ajudado o município a atingir altos índices de desenvolvimento educacional como o Ideb.

Entre as premiações do dia estiveram as da OBA, concurso que a Escola Prefeito Aristides Soares prestigia desde 2013. Segundo a diretora Lucia Helena, em todos os anos as crianças têm apresentado ótimos resultados no evento, destacando-se entre alunos de todo o Brasil.

As medalhas da OBA deste ano foram conquistadas pelos alunos Thayla Francine de Andrade de França (prata), Lukas Gabriel Labres de Almeida (bronze) e Maria Eduarda de Souza Cardoso (bronze). Já nesta edição do Agrinho houve trabalhos selecionados para participação, diferente do ano passado, quando Jaguariaíva chegou às finais.

Vamos Ler – Dois alunos jaguariaivenses estão entre os vencedores da região no concurso do Projeto Vamos Ler Geração Digital. São eles Paola Marcely Paes dos Santos, da Escola Municipal Antônio Fanchin, e Bruna Eloisa Vieira Sampaio, da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares. As categorias foram Melhor Texto e Melhor Fotografia.

O Vamos Ler Geração Digital é um projeto do Portal A Rede e Jornal da Manhã que incentiva o uso do jornal no processo de ensino-aprendizagem. As turmas participam de blogs, são protagonistas de notícias sobre atividades escolares e colaboram na produção de textos e fotos ligadas ao projeto.

Segundo o diretor do jornal responsável, Eloir Rodrigues, a cidade de Jaguariaíva têm tido destaque no projeto, que entre seus objetivos tem a missão de despertar a cidadania entre os alunos. “Com este projeto e atuação dos professores, a partir de uma simples notícia de jornal, conseguimos ampliar a discussão de temas importantes e procuramos despertar o senso crítico nas crianças”, disse.

Escolas de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Imbituva e Teixeira Soares também participam do Projeto Valos Ler. Na cerimônia de premiações em Jaguariaíva nesta terça também esteve o coordenador do Projeto Vamos Ler, Diego Tchmolo.