Correio dos Campos

Serviço aeromédico regional faz primeiro atendimento em Jaguariaíva

21 de agosto de 2018 às 16:55

IMPRENSA/Jaguariaíva – A aeronave e equipe da Base Campos Gerais do Batalhão da Policia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) prestou o primeiro atendimento à vítima na tarde desta terça-feira (21) em Jaguariaíva. Este serviço, que engloba operações de segurança e suporte às atividades da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), é uma conquista buscada há alguns meses pela administração municipal, em conjunto com outros municípios da região.

O acidente ocorreu pela manhã, na Cidade Alta, envolvendo um caminhão e uma moto. A passageira da moto sofreu fraturas graves, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Municipal Carolina Lupion. Ela fez uma cirurgia de emergência e depois, com a necessidade de transferência para procedimentos mais complexos, foi acionado o serviço, que em menos de meia hora chegou à Jaguariaíva.

Segundo o major Pucci, o serviço do BPMOA tem base em Ponta Grossa, funciona há cinco meses e atende cerca de 23 vítimas ao mês. “O helicóptero é uma ferramenta rápida e nós estamos à disposição para a tentativa de salvar vítimas com sequelas de traumas e emergências clínicas para atendimento em hospitais de maior complexidade”, disse o piloto no campo do Caxias, onde a aeronave pousou.

SAMU – Este tipo de atendimento aeromédico conquistado é uma parte do serviço de reforço à saúde regional, no que diz respeito a urgências e emergências, que Jaguariaíva passará a contar para salvar vidas, informa o prefeito José Sloboda. “Estamos trabalhando para implementar também o serviço de urgência e emergência com equipes médicas, ambulâncias de suporte básico e de suporte avançado, com instalação de bases em todos os municípios”, diz ele, que é presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O prefeito relata que Jaguariaíva contará com base para duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado, com toda a equipe necessária para operar o sistema, inclusive com médico de plantão 24 horas”, relata Sloboda.