Correio dos Campos

Semana Pedagógica ofereceu capacitação sobre diversidade na escola

1 de agosto de 2018 às 19:49

IMPRENSA/Jaguariaíva – Cerca de 300 professores, educadores infantis, educadores sociais, entre outros membros da equipe de ensino municipal, participaram da II Semana Pedagógica 2018 da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Jaguariaíva. O evento ocorreu no dia 27 de julho, no Cine Teatro Valéria Luercy.

Secretários municipais, prefeito municipal, José Sloboda, e a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte estiveram neste encontro. Na oportunidade o prefeito incentivou a equipe a buscar sempre o melhor e falou um pouco do trabalho da administração municipal em andamento, como a pavimentação que está sendo levada a todos os bairros da cidade, a renovação da frota municipal e a revitalização de todos os prédios públicos.

A secretária Alcione Lemos procurou sensibilizar a equipe para a necessidade de se buscar cada vez o melhor para o ensino municipal, destacando que a educação do futuro deve ser pensada no presente. Ela informou que, para tanto, cerca de R$11 milhões em investimentos estão sendo pleiteados para Jaguariaíva até 2020, por meio de ações solicitadas e monitoradas do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal.

Além de formação profissional, entre esses novos recursos buscados estão incluídos equipamentos tecnológicos, materiais esportivos, mobiliário para cozinhas escolares, móveis escolares, instrumentos musicais, uma quadra poliesportiva coberta para a escola em conclusão no bairro Samambaia, um cemei e uma escola no Loteamento Portal do Sertão. Foram solicitados ainda 10 ônibus escolares, sendo que três já foram aprovados para repasse ao município, relatou a secretária e vice-prefeita Alcione.

Com apoio da empresa Arauco, “A Diversidade no Ambiente Escolar – Respeito às Diferenças”, foi o tema da palestra oferecida aos professores. Apresentando a empresa parceira nesta capacitação esteve Andréa Bueno, da área de responsabilidade social. Ela elencou outras parcerias entre Arauco e Smece, como projetos de educação ambiental para crianças e apresentações de inserção cultural para alunos da rede municipal.

Na abertura da Semana Pedagógica também falou à equipe a diretora do Departamento Municipal de Educação, Andreia Aparecida Valentim, que deu boas-vindas a todos e fez reflexões sobre a diversidade na escola. O tema foi aprofundado na palestra ministrada pelo professor doutor em Educação Especial e especialista em várias áreas do conhecimento pedagógico, Douglas Borella. Entre os aspectos destacados por ele esteve o da necessidade dos professores conhecerem mais sobre o funcionamento do cérebro humano. A semana pedagógica também incluiu discussões em grupo nas unidades de ensino.

No dia 26 houve grupos de estudo para planejamento e replanejamento de atividades nas escolas e cemeis. O retorno das aulas na rede municipal ocorreu nesta segunda, dia 30, após o recesso escolar entre 18 e 29 de julho.