Correio dos Campos

Jaguariaíva abre licitação para terceirização do atendimento hospitalar e laboratorial

20 de julho de 2018 às 16:45

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Prefeitura de Jaguariaíva abriu processo licitatório para fazer concessão de uso do prédio do Hospital Municipal Carolina Lupion (HCML) e Laboratório Municipal. Com o procedimento o hospital jaguariaivense e o laboratório continuarão atendendo a população gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital continuará sendo municipal e a instituição vencedora da licitação terá de prestar contas do serviço oferecido. Entre as mudanças esperadas da administração com esta modalidade é a possibilidade legal de atendimento de usuários de planos de saúde particulares e convênios.

No município de Jaguariaíva existem muitas famílias que contam com estes planos de saúde, oferecidos principalmente por empresas como benefício ao seu trabalhador, contudo os mesmos precisam se deslocar a outras cidades para serem atendidos em hospitais conveniados. Isto ocorre porque atualmente a legislação não permite que o hospital municipal atenda usuários de planos de saúde e particulares.

Com a abertura de espaço para atendimento aos planos de saúde não devem faltar vagas de internação aos pacientes do SUS, informa o prefeito municipal, José Sloboda. Ele esclarece que da forma que está, hoje o hospital utiliza cerca de 60% de seus leitos, tendo um montante ocioso que pode ser usado e mantido com atendimentos via planos de saúde.

Por meio de concessão da oferta dos serviços gratuitos de saúde à entidade especializada a expectativa também é economizar recursos públicos. Atualmente o município gasta cerca de R$ 800 mil ao mês para a manutenção do hospital. Com a contratação de entidade da área para a gestão, além de aumento da oferta de especialidades médicas, deve haver redução de cerca de R$ 100 mil mensais neste repasse.

“Com a concessão será exigida a implantação do atendimento de pelo menos 14 especialidades médicas, como cardiologia e otorrinolaringologia, o que também contribuirá para a diminuição de transporte de pacientes para outros municípios em busca dessas especialidades”, observa o prefeito. A licitação está marcada para o dia 23 de agosto.

Unimed – Um dos planos de saúde que devem passar a serem conveniados com o HCML é a Unimed, contudo o atendimento não será exclusivo deste plano. Ocorre que esta empresa manifestou interesse em instalar no município uma unidade médica de atendimento. A administração municipal então, após aprovação da Câmara Municipal e processo licitatório, concedeu à Unimed, para que construa um prédio próprio, terreno ao lado do Destacamento da Polícia Militar, empreendimento que deve inclusive gerar empregos no município.