Correio dos Campos

FEIRA VERDE: Programa serve de exemplo para municípios vizinhos

Prefeitura de Jaguariaíva fez uma visita a Ponta Grossa para entender como o programa funciona na cidade.
26 de abril de 2018 às 17:29

IMPRENSA/Ponta Grossa – Hoje (26) a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) recebeu a visita de integrantes da Prefeitura de Jaguariaíva que vieram conhecer o programa Feira Verde (FV). Durante o encontro foram apresentados o barracão – onde ficam os alimentos distribuídos pelo FV – pontos de troca e uma associação de catadores de materiais recicláveis. Os visitantes ainda participaram de uma reunião realizada pela SMAPA para explicar como funciona a parte burocrática do programa.

“Fico muito feliz em apresentar uma iniciativa tão importante para Ponta Grossa a um munícipio vizinho ao nosso, que tem como intuito implementar uma ideia parecida com o Feira Verde. Me sinto ainda mais lisonjeado pelo programa estar concorrendo a um prêmio nacional, o Municiência, que contempla experiências inovadoras de gestão municipal”, como relembra o secretário de Agriculura, Ivonei Afonso Vieira. O FV está entre os quinze melhores programas do Brasil, mas na última fase – que encerra-se às 17h de amanhã (27) – é preciso votar na melhor iniciativa, para, assim, conseguir a classificação entre os cinco melhores do país.

Implantação em Jaguariaíva

Em Jaguariaíva há o projeto Vida, em que há a realização de trabalhos para a reabilitação de dependentes de drogas e álcool. “Temos dois alqueires e meio em nossa associação, em que já começamos a produzir uma horta. Mas a nossa expectativa é a de implementar essa horta em conjunto com a Prefeitura da nossa cidade, para trabalharmos em um projeto que também faça a troca de recicláveis por alimentos produzidos por quem participa do projeto Vida”, é o que espera o coordenador do projeto, Ageu Leal dos Santos.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jaguariaíva, Leonardo Von Linsingen, o Feira Verde serve como exemplo. “É muito interessante analisar como acontece o programa em Ponta Grossa, visto que a iniciativa já está consolidada e dá certo. O Feira Verde serve de exemplo para que implantemos a ideia na nossa cidade, porque pretendemos adotar algo semelhante. Começaremos com um projeto piloto até que possamos fazer a troca de recicláveis por alimentos na cidade toda”, relata Linsingen.

A chefe de gabinete Giselle Syring também acompanhou a visita e se interessou pelo funcionamento do Feira Verde em Ponta Grossa. “Primeiramente eu gostaria de parabenizar o programa, pois é uma iniciativa da Prefeitura que trata de sustentabilidade. A nossa ideia é fomentar a agricultura familiar, além de capacitar e estimular a produção já existente na horta do projeto Vida. A expectativa é dar o pontapé nos próximos três meses, por isso nos preocupamos em entender como são realizados os contratos e como se dá o trâmite burocrático para a realização do programa”, finaliza Giselle.

Feira Verde

Criado em 2007, o programa foi ampliado e continua atendendo a população. Apenas nos dois primeiros meses deste ano cerca de 13 mil famílias foram atendidas, o que significa uma média de 39 mil pessoas beneficiadas. Nesse mesmo período foram entregues 141.330 kg de hortifrútis aos munícipes e 508.052 kg de materiais recicláveis recolhidos nos 154 pontos de troca.