Correio dos Campos

“Memórias do Lembrador – Apresentando a Coleção de João Batista Alves” é nova exposição no museu municipal

20 de março de 2018 às 13:50

IMPRENSA/Jaguariaíva – O Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo foi transformado no final do ano no Palacete do Noel, por onde milhares de pessoas passaram durante a programação do Natal para Todos. Agora o local já tem nova programação, com a exposição “Memórias do Lembrador – Apresentando a Coleção de João Batista Alves”.

A nova mostra faz alusão à Casa do Lembrador, instituição criada pelo jaguariaivense João Batista Alves em 2007, e que funcionava na cidade vizinha de Arapoti. Com o seu falecimento, em 2012, os objetos de sua coleção, agregados por mais de 40 anos, foram guardados pela família até 2017, quando houve a doação ao Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo no ano passado.

São mais de 100 objetos variados, além de revistas, livros, fotografias e documentos nesta exposição, que é dividida em oito categorias. São eles os utensílios tropeiros, publicações do colecionador, brinquedos, educação, eletrônicos, utensílios domésticos, Grupo de Escoteiros Duque de Caxias e FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Conforme o diretor do Departamento de Cultura do município, Vinícius Schadner, a amostra tem por objetivo valorizar as pessoas que realizam doação de acervo, bem como oportunizar o conhecimento de objetos usados no passado, estimulando a sociedade a preservá-los e contribuir com este tipo de doação.

As visitas à nova exposição começaram nesta segunda-feira, dia 19, e vão até dia 26 de outubro. Simultaneamente ocorre a exposição “Fides, Honor, Labor: O Trabalho nas Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo em Jaguariaíva”, que conta através de fotos e cenário composto o cotidiano dentro da indústria local da Família Matarazzo. O Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo atende das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Ele fica no KM-213 da PR-151. Agendamento de visitas monitoradas deve ser feito pelo telefone (43) 3535-4226 ou pelo e-mail [email protected]