Correio dos Campos

Modelos de gestão para Hospital Carolina Lupion são apresentados em Jaguariaíva

10 de janeiro de 2018 às 20:27

IMPRENSA/Jaguariaíva – Como primeiro passo na direção de uma nova gestão para o Hospital Carolina Lupion, no município, a Prefeitura Municipal realizou Audiência Pública para discutir sobre temas pertinentes ao assunto. A Audiência contou com a presença de autoridades na área, além do Prefeito José Sloboda, que mediou a Audiência, a Secretária Municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, o Superintendente do Hospital Carolina Lupion, Antonio Carlos Sampaio, e a Procuradora Geral do Município, Tania Maristela Munhoz.

Mais de 200 pessoas lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores e a mesa diretiva foi composta também por especialistas no assunto, que relataram suas experiências com a finalidade de incrementar o debate sobre o tema.

Fizeram parte da mesa e relataram experiências a diretora do 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, diretora do CIMSAÚDE Pamela Costa, o prefeito do município de Santa Mariana, Jorge Nunes, que relatou sua experiência com um novo modelo de gestão, do hospital local, presidente do Conselho de Saúde, Mariana Carneiro, diretor da Unimed Campos Gerais, Rafael dos Santos, diretor técnico do Hospital da Cruz Vermelha, Carlos Mota, o consultor, Eduardo Vieira, diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, Luciano Candoná, e o diretor do Hospital e Maternidade de Santa Mariana, Glauber Garbin.

Ao abrir os trabalhos o prefeito José Sloboda falou sobre a importância da Audiência, que objetiva dar início às discussões sobre o futuro do Hospital Carolina Lupion, com a clara finalidade de melhorar e ampliar cada vez mais o atendimento oferecido à população. A ideia, segundo o Prefeito, é começar a discutir o assunto, envolvendo todos os interessados e, trazendo especialistas no assunto, somar esforços no sentido de buscar um novo modelo de gestão que traga mais benefícios aos usuários da saúde.

Para Sloboda, o desafio é melhorar a gestão do Carolina Lupion e, consequentemente, o atendimento oferecido à população. “Com um novo modelo de gestão, o município poderá dividir as despesas com planos de saúde, particulares e municípios da região e, desta forma, com a economia, investir mais significativamente no atendimento básico nas Unidades de Saúde, Farmácia, Caps e outros, que é a obrigação do município.” Esse novo modelo de gestão poderá, inclusive, trazer especialidades para Jaguariaiva e, com isso, diminuir o transporte para tratamento fora do domicilio. Em 2017 o município transportou 16.618 pessoas para fora do município para consultas e exames. Com uma nova gestão, muitas especialidades serão oferecidas dentro do Carolina Lupion, diminuindo os custos do transporte e os riscos dessas viagens”, explicou o Prefeito.

Com a explanação da Secretária de Saúde, Amália Alves, observou-se que só no ano passado a manutenção do hospital superou a marca dos R$ 10 milhões e que apenas cerca de 40% dos leitos são ocupados, até porque hoje o HCL não pode atender convênios e particulares. Uma das sugestões no debate, é ampliar o atendimento para a rede privada e com isso obter mais receita para o hospital, atendendo, também, municípios da região.

Numa mudança de gestão, uma das principais preocupações diz respeito à situação dos funcionários do hospital. No entanto, em sua fala, Sloboda deixou claro que os funcionários serão realocados a outros setores e, alguns, poderiam continuar no hospital, absorvidos pela nova gestão.

Para finalizar a Audiência, o prefeito José Sloboda ressaltou que após esse primeiro passo em busca de uma nova gestão para o Hospital Carolina Lupion, será formada uma comissão de acompanhamento e visitas a modelos que deram certo e podem ser mais adequados ao HCL para que então a Administração Pública Municipal escolha entre parceria público privada, gestão compartilhada ou concessão, todas buscando melhorar ainda mais os serviços oferecidos, diminuindo custos e ampliando o atendimento inclusive em especialidades.