Correio dos Campos

Samae vai ampliar fornecimento de água filtrada para mais de 14 mil pessoas

16 de novembro de 2017 às 13:57

IMPRENSA/Jaguariaíva – O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), autarquia da Prefeitura de Jaguariaíva, vai instalar mais um filtro para complementar o tratamento da água nos bairros Vila Pinheiro, Santa Cecília, Vila Kennedy, Bela Vista e Primavera I, II e III.

Equipe própria já trabalha na construção de base para receber o equipamento, que ficará na Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Bocas, no Primavera II. O investimento será de aproximadamente R$700 mil reais em recursos próprios, incluindo o filtro, gastos com a base e ampliação da casa de máquinas. Também será necessária a construção de uma nova adutora de água, com extensão de 280m, com tubos de 300mm de diâmetro.

A população atendida é de mais de 14 mil habitantes. Atualmente, segundo o Samae, a demanda de água dessa população é de 110 m3/hora, considerando um consumo de 150 litros de água por habitante. Com capacidade de 120 m3/hora, o novo filtro vai ampliar o serviço prestado de purificação da água, que já ocorre com um equipamento semelhante instalado no ano passado, porém com capacidade de filtragem de 80 m3/hora.

Conforme o presidente do Samae, Reginaldo Cheirubim, a água fornecida pela ETA Três Bocas já atendia as exigências da portaria 2914, de 12/12/2011 e os novos filtros são um complemento ao tratamento já existente, reduzindo as ocasionais situações de turbidez na água. A previsão de entrega da obra é para o início de 2018.