Correio dos Campos

Aluna da rede municipal de Jaguariaíva vence concurso Agrinho 2017

9 de novembro de 2017 às 12:03

IMPRENSA /Jaguariaíva – A aluna Camila Jardinetti Santos, da Escola Municipal José Pedro Cleto de Jaguariaíva, é uma das vencedoras do Agrinho 2017, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Orientada pela professora Claudia Teixeira da Silva, ela conquistou o primeiro lugar na categoria 1º ano entre as escolas públicas.

Cerca de 1.500 pessoas participaram da cerimônia de premiação, dia 30 na Expotrade em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde estiveram professores finalistas, familiares, autoridades, lideranças rurais e o Governador Beto Richa.

Foram 314 os premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo, com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas, sendo quatro para a rede pública, um para a rede particular e um para o Agrinho Solos, que receberam um automóvel zero quilômetro como prêmio. Os demais estudantes e professores receberam tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).

Anualmente, o Programa Agrinho movimenta cerca de 80 mil professores e 1 milhão de estudantes em todo o Estado. Os alunos participam do concurso por meio de redações e desenhos. Já os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano.

No total foram recebidos 6.016 trabalhos que passaram por uma triagem e por uma banca examinadora que definiu os vencedores. A aluna jaguariaivense venceu com uma redação com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Jaguariaíva, neste ano o município inscreveu no programa todas as turmas do ciclo de alfabetização (1º ao 3º anos). Os professores desenvolveram as atividades e, ao final dos trabalhos, os alunos do 1º ano deveriam elaborar um desenho e as outras turmas dos 2º ao 3º uma redação.

Responsabilidade social – O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR, resultado da parceria entre várias instituições públicas e privadas. Durante o ano são realizadas atividades nas escolas tendo como apoio o material pedagógico para os professores, com embasamento teórico e material paradidático aos alunos divididos por série onde estão incluídas a Educação Especial e Educação Infantil.

Tal iniciativa busca desenvolver junto aos estudantes ações que despertem a consciência de cidadania e o acesso às informações de saúde, cultura, ética, trabalho e consumo e preservação do meio ambiente. O eixo de trabalho é a pedagogia da pesquisa, na qual o aluno busca a informação e o professor atua como um facilitador da aprendizagem.

Desde sua criação, o programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas qualificados de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade.

São parceiros do FAEP/SENAR no Agrinho os sindicatos rurais, prefeituras, Banco do Brasil, Itaipu Binacional; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Positivo (UP); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab); Tribunal Regional do Trabalho; Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Dow AgroScience, Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Procuradoria e Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; e Ministério do Trabalho e Emprego. Cópia do requerimento será enviada ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette.