Correio dos Campos

Secretaria de Saúde lança Campanha Outubro Rosa 2017

2 de outubro de 2017 às 14:21

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariaíva desenvolverá inúmeras ações voltadas à saúde da mulher no mês de outubro. Com o início da campanha serão intensificados os atendimentos especiais no que se refere a coletas para exames preventivos de câncer de colo uterino e exame clínico das mamas, além de orientações e requisições para exames de mamografia e realização de testes rápidos para detecção de IST’s (infecções sexualmente transmitidas). Lembrando que esses atendimentos são ofertados durante o ano todo, diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Atendimento em Campanha – o atendimento ocorrerá nas unidades básicas de saúde (UBS) durante o mês de outubro, das 8h às 17h aos sábados, seguindo o cronograma abaixo:

A campanha também ocorrerá na área rural, nas unidades de saúde onde acontecerem os atendimentos aos sábados.

Iluminação Rosa – Desde o lançamento até o final da Campanha, o Hospital Municipal Carolina Lupion (HMCL), iluminará o seu prédio na cor rosa, como símbolo da luta contra o câncer de mama.

Ação Intersetorial –  Em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, entre os dias 25 e 27 de outubro, serão realizadas palestras educativas com os grupos de mulheres dos CRAS Pedrinha e CRAS Primavera.

A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Nas últimas edições, o tema passou a abranger, além do câncer de mama, o câncer de colo uterino. O objetivo é sempre sensibilizar a população feminina sobre a importância dos exames de prevenção e rastreio dessas doenças, pois quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de cura.

Um mês para lembrarmos a importância da prevenção, dedicado a todas as mulheres! Compartilhe essa ideia!