Correio dos Campos

Festividades ao ar livre marcaram os 194 anos de Jaguariaíva

19 de setembro de 2017 às 15:46

A celebração dos 194 anos de elevação de Jaguariaíva à categoria de freguesia foi marcada por entregas de obras pela administração municipal e também por atividades festivas ao ar livre. O tempo bom favoreceu a realização com grande sucesso da programação, que incluiu práticas de esportes radicais, shows musicais e missa em ação de graças.

Um ato cívico, seguido por missa de ação de graças reunindo párocos do município, ocorreu na manhã do dia 15, data do aniversário da cidade. Na oportunidade o prefeito municipal, José Sloboda, e a vice Alcione Lemos deixaram mensagens especiais, saudando a população e reafirmando o compromisso de luta pelo desenvolvimento do município.

Ao final da missa, celebrada em frente à prefeitura, foi cantado o tradicional “parabéns a você” e servido um bolo gigante no Salão da Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, situada na Cidade Alta, um dos pontos de início do povoado, que foi parada de tropeiros e parte da fazenda do Coronel Luciano Carneiro Lobo e Dona Isabel Branco, pioneiros da povoação.

Ainda no dia 15 o público infantil aproveitou o parque de diversões gratuito. A estrutura foi montada no Pátio da Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo. Do outro lado da estação, vários Food Trucks disponibilizaram opções gastronômicas do mundo todo, no festival “Gastronomia sobre Rodas”.

À noite, no mesmo local, houve agito com a Banda Jair Supercap Show, que trouxe novos músicos e dançarinos para agradar ao público, encantando também com as luzes e cores de um show pirotécnico promovido pela prefeitura.

A festa continuou no dia seguinte. A partir das 8h30 do dia 16 houve acrobacias e saltos incríveis por ciclistas, que estiveram nos treinos de Downhill na escadaria de acesso à Cidade Alta. As performances serviram de preparo para o Super Downhill Urbano de Jaguariaíva e Campeonato Paranaense 2017 de MTB Downhill.

Com mais de 70 participantes, os ciclistas buscaram o menor tempo para vencerem em suas respectivas categoria. A prova oficial ocorreu no mesmo trajeto dos treinos, com distribuição de troféus e premiação em dinheiro para os primeiros colocados. A organização do Downhill foi das Tartarugas Racing Team, com apoio da Prefeitura Municipal.

Rock’n Roll – Ainda no sábado, dia 16, em frente ao Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, ocorreu o 1º Jaguar Moto Rock, com a apresentação das bandas Old School Rock, Coveranza e Motorocker.

O público-alvo foram os 450 inscritos para o 5º Trilhão de Jaguariaíva, além dos participantes do Encontro Off-Road e simpatizantes. Os motociclistas doaram brinquedos e doces para distribuição a entidades do município.

Para o 1º Jaguar Moto Rock, promovido pela prefeitura em parceria com o Moto Clube de Jaguariaíva (Kuarup), vários trilheiros e jipeiros chegaram antes e aproveitaram a área de camping no entorno do museu e Espaço Cultural Maria Timm. Para tanto foi disponibilizada uma estrutura completa, com wi-fi, luzes, banheiros, estacionamento e segurança.