Correio dos Campos

Saúde capacita profissionais para prevenir epidemia de sífilis

18 de agosto de 2017 às 20:44

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam na rede pública de saúde participaram no dia 17 em Jaguariaíva de um treinamento voltado a instituir protocolos de conduta no tratamento da sífilis adquirida. A capacitação foi ministrada pela 3ª Regional da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariaíva.

Além de Jaguariaíva, o encontro reuniu no Cine Teatro Valéria Luercy representantes de Piraí do Sul, Sengés e Arapoti. Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica da 3ª Regional de Saúde, Cintia Helena de Moura, a sífilis foi motivo de alerta de epidemia pelo Ministério da Saúde. Mais casos da doença foram notificados nos últimos tempos e, com isso, a saúde pública instituiu novas estratégias impeditivas ao avanço desse mal, como os testes rápidos, grupos de trabalho e treinamentos específicos. Segundo Cintia, assim como em outros municípios, a capacitação em Jaguariaíva é parte da mobilização nacional para preparar os profissionais da saúde para ações de prevenção, controle e redução da sífilis.

A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível (DST) que pode ser prevenida com o uso de preservativo. As gestantes podem transmiti-la ao feto, ocasionando a sífilis congênita, que pode tirar a vida do bebê. A chefe da Vigilância Epidemiológica do município, Érica Castelari, informa que em Jaguariaíva os testes rápidos para detecção da doença podem ser solicitados e feitos nas unidades básicas de saúde do município.