Correio dos Campos

Jaguariaíva organiza programação cívica para Semana da Pátria

9 de agosto de 2017 às 23:32

A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), está organizando a programação da Semana da Pátria. A Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria e o grande Desfile Cívico Temático de Sete de Setembro são as atividades principais das festividades.

Conforme programação, no dia 1º de setembro ocorre a Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria, com missa às 7h na Capela São José Operário, no Jardim Samambaia, de onde sairá o fogo simbólico, que será conduzido por voluntários até o bairro Primavera, retornando à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, onde estará a concentração para a solenidade de acendimento da Pira da Pátria.

De 1º a 7, todos os dias, em frente da Estação Cidadã, alunos das escolas municipais, urbanas e rurais, Cemei’s, escolas estaduais e particulares, junto às demais autoridades e população participam de hasteamento e arriamento das bandeiras e cântico dos hinos, às 8h e às 17h respectivamente. Na oportunidade também ocorrem apresentações culturais cívicas das escolas. Durante a semana, funcionários municipais farão a guarda do fogo simbólico da Pátria, de forma revezada, em frente à antiga estação.

No dia 7 de setembro ocorrerá o grande Desfile Cívico Temático na Avenida Antônio Cunha, com a participação maciça das escolas, empresas, comércio e demais entidades e instituições civis e militares, inclusive com a presença de bandas locais e de fora, quando devem comparecer mais de 10 mil pessoas.

Conforme informações do Departamento de Cultura, no desfile cívico deste ano as escolas municipais terão como tema principal a história de Jaguariaíva, passando pelas fases do tropeirismo, ferrovia, indústrias Matarazzo, ciclo da madeira e industrialização. A comissão organizadora convida desde já a população a participar das atividades da Semana da Pátria, que têm o objetivo de celebrar a independência do Brasil e promover o civismo e o amor à Pátria.