Correio dos Campos

Jaguariaíva realiza solenidade de entrega de novas obras de pavimentação

3 de agosto de 2017 às 19:14

A administração municipal de Jaguariaíva tem trabalhado para pavimentar um número cada vez maior de ruas, visando a mobilidade urbana e a qualidade de vida para a população. Nesta manhã, na Vila Pinheiro, a obra de pavimentação de mais quatro ruas foi oficialmente entregue à população.

As novas ruas pavimentadas na Vila Pinheiro são a Carlos Kropiwiec, Jovina de Jesus Paula, Bahia e Ladislau Chary. De acordo com o morador do bairro, Ronei Isidoro, esta era uma reivindicação antiga dos moradores, que sofriam com as dificuldades de acesso.

O engenheiro Luiz Carlos Barbosa, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação , informou que área pavimentada foi de quase 5 mil m2 em poliedro irregular e quase 1.300 m2 de calçadas, além de 851 metros de galerias pluviais, 46 bocas-de-lobo, 28 rampas de acessibilidade com piso podotátil, 1.233 m de piso podotátil direcional, 832 m de paisagismo com plantação de grama e sinalização vertical. A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, destacou a importância desses serviços adicionais, que trazem qualidade e durabilidade à obra.

Durante o ato oficial a vice-prefeita Alcione observou ainda que, além da pavimentação que se vê, existem serviços que passam despercebidos, mas que são de extrema importância, como os sistemas de água e esgoto, que hoje já atingem quase a totalidade das casas. “Hoje a população tem sua saúde preservada com as obras de saneamento básico, que atingem quase 100% do nosso município”, registrou.

Segundo o prefeito municipal, José Sloboda, foram investidos nesta obra mais de R$503 mil, oriundos de recurso estadual do Convênio com o Paraná Cidade, através de emenda do deputado Pedro Lupion. “Esta é uma de tantas obras que esta parceria tem possibilitado”, disse o deputado Lupion, que esteve presente na solenidade. Ele falou ainda de sua segurança ao destinar emendas a Jaguariaíva, onde a prefeitura emprega bem os recursos e cumpre sua parte, com a apresentação de projetos, documentos e contrapartida financeira dentro dos prazos.

Também presente na ocasião, o presidente da Cohapar (Cohapar), Abelardo Lupion, festejou o avanço da estrutura urbana e rural de Jaguariaíva e anunciou que o 13º escritório regional da Cohapar será aberto no município.

Lupion registrou ainda que foi pedido e protocolado pela administração municipal projetos para liberação à Jaguariaíva de mais de 100 casas populares rurais, 200 unidades Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), 358 casas urbanas com recursos do FGTS, além de outros projetos em andamento, como a construção de 29 moradias na zona rural e o trabalho de cadastramento em vários bairros para a regularização fundiária de imóveis irregulares. O presidente da Cohapar enalteceu o fato do município ter providenciado mais de 1.300 terrenos para a construção de casas populares.