Correio dos Campos

Educadores sociais recebem capacitação

2 de agosto de 2017 às 11:18

Nos dias 25, 26 e 27 a Secretaria Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu uma capacitação para educadores sociais dos Serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos Primavera e Curumim.

Foram vários os temas trabalhados, entre eles o Cadastro Único, instrumento de caracterização das famílias de baixa renda, e dos programas sociais nele incluídos. Da função do Conselho Tutelar e ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) falou a presidente do Conselho Tutelar do município de Jaguariaíva, Cristina Alferez Benato.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Jaguariaíva foi representado com esclarecimentos do tema “Trabalho Infantil”, assunto ministrado pela assistente social Zenaide Fanha. Já os psicólogos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Primavera e Pedrinha abordaram o Trabalho em Equipe e Afetividade na Relação Educador e Criança.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Primavera e Curumim atendem crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos de idade, com público mensal de atendimento nos dois serviços de 160 crianças. As unidades estão localizadas em espaços públicos próprios e contam com equipe de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. São dois técnicos de referência dos serviços profissionais da área da psicologia, dois orientadores sociais, quatro cozinheiras, cinco auxiliares de serviços gerais e 12 educadores sociais. As atividades visam promover o fortalecimento dos vínculos comunitários e conhecimento da realidade social. Todo o serviço está tipificado conforme a Resolução n° 109/2009 e Resolução n° 01/2013 de 21 de fevereiro de 2013.