Correio dos Campos

Motoristas participam de Evento de Prevenção de Acidente de Trabalho e Trânsito

28 de julho de 2017 às 13:49

Para marcar a proximidade do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, ocorreu na manhã do dia 26, no Cine Teatro Valéria Luercy, o 1º Epatrat (Evento de Prevenção de Acidente de Trabalho e Trânsito). O público alvo foram os motoristas da Prefeitura Municipal e convidados da comunidade. A promoção foi da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Hoje o município conta com 81 motoristas, incluindo condutores de veículos leves, ônibus, caminhonetes, ambulâncias, tratores, entre outros, informa o secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu. Ele relata que a finalidade do encontro foi a de levar informação para a prevenção de ocorrências a esta equipe e à comunidade. “Nosso objetivo foi o de conscientizar não só aos motoristas profissionais, mas também a todos os condutores de veículos sobre a questão da prevenção de acidentes no trânsito, que trazem consequências danosas ao próprio motorista e às famílias envolvidas”, relatou o secretário.

Prestigiou o evento o prefeito municipal, José Sloboda. Na ocasião ele ponderou que a segurança no trânsito precisa ser buscada não só pelos motoristas da prefeitura, visto que existem 16.479 veículos registrados em Jaguariaíva e destes, 5.956 estiveram envolvidos em alguma infração de no semestre. “Esse é um dado preocupante que mostra que precisamos obter mais informações para conscientização sobre o assunto e assim evitar comportamentos de risco”, concluiu.

Para transmitir a mensagem prevencionista ao público foram trazidos o sargento Rivair Machado da Luz e o soldado PM Daniel Ronaldo Gonçalves, do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná. Eles falaram acidentes no trânsito e sua responsabilidade civil e criminal.

Os policiais comentaram aspectos importantes do Código Brasileiro de Trânsito, falando de situações em que o condutor pode ter a suspensão de sua carteira nacional de habilitação (CNH), multas e pontuação na CNH, condutas corretas em caso de envolvimento em acidentes, entre outros.

Outro palestrante no evento foi o médico do trabalho Samuel Stahlschmidt. Ele fez várias reflexões sobre as consequências físicas e emocionais que ficam após um acidente de trânsito.

O médico observou que as consequências são imediatas e tardias, tais como estresse pós-traumático, sequelas físicas graves com repercussão sócio-emocional, alteração no contexto de trabalho, dificuldades de reinserção, entre outras. Além disso há também os reflexos socioeconômicos para si e o Estado, tais como sobrecarga do SUS (Serviço Único de Saúde) e aumento da demanda pelos benefícios previdenciários. Em seu ponto de vista, as campanhas publicitárias precisam mostrar mais esta realidade, impactando mais o público, a fim de evitar mais as distrações, embriaguez, imperícia e outras causas de acidentes de trânsito.

Para motoristas como Célio de Mattos, que participou do evento, foi importante a iniciativa de trazer esclarecimentos para segurança e conhecimento dos condutores, sobretudo sobre as leis, esclarecidas em uma linguagem mais clara do que nos códigos de trânsito e penal.

Ao final foram divulgados os ganhadores do concurso de cartazes realizado no evento. A chefe de divisão de Segurança e Medicina do Trabalho, Adriana Machado, Adriana Machado, conta que filhos e outros familiares dos motoristas foram envolvidos na atividade, podendo manifestar pensamentos e sentimentos em relação ao trânsito, através de desenhos e frases. Os vencedores foram Gabriel Moreira da Silva (Sedes), Vitor Alexandre da Silva (Sedes), Ana Clara Rodrigues Michaloviski (Sarh), Eloisa Rodrigues Michaloviski (Sarh).