Correio dos Campos

Pré-conferências reúnem usuários da política de assistência social

8 de junho de 2017 às 13:54

Já estão sendo feitos os preparativos para a Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para o dia 22. Nos dias 24 e 29 ocorreram as pré-conferências. Elas foram feitas nos CRAS centros de referência de assistência social) Vereador Demerval Ziemer da Cruz e Pedrinha, reunindo os grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais da Política Nacional de Assistência Social.

Nos dois dias de ação e discussão mais de 250 pessoas participaram do processo de levantamento das propostas para a XII conferência municipal. Nas duas oportunidades foram apresentadas aos usuários o órgão gestor, a função do Conselho Municipal de Assistência Social, por seu presidente, Francisco dos Santos Marcos, e a assistente social Camila Rolim de Moura, da Prefeitura Municipal.  Houve uma explanação sobre o processo de conferência e sua importância para efetivação e consolidação da Política Pública de Assistência Social no município de Jaguariaíva.

Com tema Central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” para o ano de 2017, a conferência principal vai ocorrer no Cine Teatro Valéria Luercy, com palestra da chefe do Escritório Regional de Ponta Grossa da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luciana Franco Silvestre.

Os eixos propostos para discussão neste ano são “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais” (eixo 1), “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS” (2), Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais” (eixo 3) e “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.