Correio dos Campos

Prefeitura de Jaguariaíva divulga comunicado sobre cancelamento do Festival Cultural

2 de junho de 2017 às 16:40

Tendo em vista a crise econômica e política pela qual o país atravessa e o momento de grandes incertezas da condução do nosso país, e considerando a possível queda significativa na receita do município nos próximos meses de 2017 e as demandas de investimentos urgentes em áreas essenciais como a saúde, a educação e a infraestrutura, a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva não vai realizar, neste ano, O Festival Cultural, que ocorre no mês de setembro, visando o aniversário do município. A decisão foi tomada em conjunto com a Comissão do Festival, após minuciosa análise dos últimos acontecimentos nacionais e suas consequências para os estados e municípios brasileiros.

Importante destacar que a implementação de políticas públicas de lazer e cultura também são prioridades da atual administração municipal. Entretanto, assumir o ônus da realização de um evento de grande porte e alto custo, como tem sido o Festival Cultural, que neste ano teria sua V edição, seria uma irresponsabilidade em um momento de crise como o que estamos vivenciando. Num momento de crise e de incertezas, necessário elencar prioridades que atendam as demandas de uma administração, bem como de sua população.

Importante esclarecer, também, que não há verbas externas para a realização da festa. O evento é custeado com recursos próprios, hoje incertos, em momento de crise econômica como o atual. Arcar com os altos custos para a realização de um Festival Cultural de qualidade é, no mínimo, inconsequente, uma vez que as expectativas a curto e médio prazo não são boas no que tange à economia do país. O cancelamento da festa é, então, parte de um conjunto de medidas que visam equilibrar as finanças do município, precavendo-se de possíveis crises mais intensas, previstas para os próximos meses.

Sendo assim, e esperando que a crise seja passageira, colocando o bem do município acima de tudo, é que fazemos a nossa parte, cancelando o Festival 2017, objetivando que num futuro próximo possamos resgatar essa grande e importante festa, oferecendo mais esta opção de lazer e de cultura à nossa população, mas sempre de forma pensada e planejada, como tem sido até então.