Correio dos Campos

Mobilização promoveu reflexão contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

19 de maio de 2017 às 10:42

A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na quinta-feira uma mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio.

Com camisetas, faixas, adesivos para carros e impressos da campanha os participantes, concentrados na Praça Getúlio Vargas, chamaram a atenção da sociedade para a necessidade da defesa contra crimes sexuais envolvendo meninos e meninas. O foco das orientações foi o incentivo à denúncia de casos de exploração sexual infanto-juvenil, que podem ser feitas aos órgãos competentes, como o Creas e Disque 100.

Depois de distribuir adesivos e folderes os participantes fizeram uma caminhada por ruas centrais. Outra atividade da programação foi a promoção da peça de teatro com conteúdo educativo sobre prevenção à exploração sexual na infância.

A apresentação ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smece), que encaminhou crianças da rede municipal para receber as orientações. Já a história, que ensinou de forma lúdica as crianças a evitar a exploração de sexual, foi protagonizada por alunos do Projeto Pescar, que é mantido em Jaguariaíva por empresas locais, visando a inclusão social e profissional de jovens e adolescentes em situação de risco. A programação alusiva da campanha do Sedes e do Creas vai contemplar ainda crianças e adolescentes que estudam na área rural do município.