Correio dos Campos

Qualicis recebe avaliação na 21ª Região

21 de agosto de 2023 às 11:03
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Integrantes do Grupo Técnico Consultivo do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis), do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e da 21ª Regional estiveram reunidos na última semana para nova Avaliação do Programa nos sete municípios atendidos na sede em Ponta Grossa e subsede de Telêmaco Borba. Esta foi a primeira avaliação após o início do Qualicis na Regional. “Alcançamos 68% da pontuação total”, conta a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, destacando que o programa ainda está em estruturação, já que possui uma nova formatação de de processo de trabalho, através de atendimento por equipe multiprofissional.

A avaliação ocorre a cada três meses nos Ambulatórios Médicos de Especialidades responsáveis pela execução do Qualicis. “A Planilha foi preenchida conforme atendimentos realizados entre os meses de abril a junho”, conta a diretora do Consórcio. Além do quantitativo de atendimentos, a avaliação prevê pesquisas de satisfação entre os usuários, qualificação das equipes de saúde e também a elaboração e compartilhamento dos Planos de Cuidado pelas equipes multiprofissionais.

A pontuação é realizada conforme a execução de dezenas de itens que compõem o programa. “É importante destacar que todos os itens que não atingiram a pontuação máxima, a Comissão de Avaliação elabora em conjunto o Plano de Ação para sua melhora”, antecipa Pâmella.