Correio dos Campos

Milton Hatoum participa de bate-papo com ponta-grossensses

14 de setembro de 2017 às 20:09

O Festival Literário e o Congresso de Educação de Ponta Grossa, que sempre ocorre em setembro, todo ano traz para a cidade autores de renome para debater inúmeras questões da área da cultura, literatura, educação e formação de crianças e jovens. Neste ano, a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, trouxe o escritor Milton Hatoum para uma noite de bate-papo e troca de ideias.

O encontro, que aconteceu no auditório do Colégio e Faculdade Sant’Anna no dia 12, faz parte do projeto Caravana Literária. O escritor Miguel Sanches Neto, professor no Departamento de Estudos da Linguagem da UEPG, estava na plateia e aponta que a parceira trata de um esforço de construção conjunta. “O objetivo, para isso, deve ser o mesmo: inclusão literária do maior número de pessoas”, afirma.

Para o escritor, a vinda de Hatoum para Ponta Grossa cria lições de contato entre os leitores e a literatura contemporânea de qualidade. “Serve ainda para chacoalhar um pouco as ideias feitas do que seja arte e do papel do artista na sociedade”, completa. O autor diz também que o espaço atualiza as ideias, práticas e linguagens da cena local da cidade.

Outro participante foi Ben Hur Demeneck, professor do Departamento de Jornalismo da UEPG, que disse que a passagem do autor pela cidade é uma inspiração e um incentivo para os leitores. “A força dos seus personagens e do seu pensamento são um elogio à inteligência do brasileiro”, aponta.

Milton Hatoum foi vencedor dos prêmios Jabuti, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. É autor do romance ‘Dois Irmãos’, que se passa na terra natal do escritor, e foi adaptado para minissérie na Rede Globo. Milton Hatoum é natural de Manaus (Amazonas), mas desde 1998 mora em São Paulo e trabalha como colunista do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo. Segundo a biografia do autor, suas obras já foram traduzidas em 12 línguas diferentes e publicadas em 14 países.