Correio dos Campos

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa realiza concerto nesta quarta-feira

22 de agosto de 2017 às 19:10

Os 48 músicos da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG), unidade mantida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, estarão no palco do Cine-Teatro Ópera nesta quarta-feira, 23, para apresentarem ao público a Oitava Sinfonia de Dvorák. A apresentação abre a temporada 2017 da OSPG e tem início às 20h30. Os ingressos podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis no Centro de Música e no hall do teatro.

A música romântica nacionalista de compositores tchecos é o enredo da noite. Os dois compositores que serão apresentados, Smetana e Dvorák, tiveram grande influência das características da região da Boêmia, o que se reflete nas obras tocadas. “Acredito que o poema sinfônico Má Vlast, de Smetana e a 8ª Sinfonia, de Dvorák, trarão a todos uma noite de grande beleza musical”, afirma Rafael Rauski, maestro da Orquestra Sinfônica.
Alan Forgati é um dos novos integrantes da OSPG e apresentando pela primeira vez uma peça do compositor tcheco. Para o músico, é gratificando abrir a temporada com uma sinfonia do Dvorak. “Dvorák é incrível e desperta o desejo profundo de saboreá-lo mais e mais. E a OSPG está blindada com este repertório forte e incrível com uma amplitude intensa. Creio que encantará a todos”, afirma.

Para Forgati, a troca dos ingressos por quilos de alimentos é um incentivo à solidariedade, que une o acesso cultural a uma ação social que favorece toda a cidade. “Além do público estar beneficiando famílias, vai poder ouvir a orquestra, que é um incentivo à cultura”, completa. Nos últimos anos a orquestra arrecadou três toneladas de alimentos em parceria com o SOS e 156 kg de leite em pós em parceria com a Pastoral da Criança.

Serviço:

Concerto Oitava Sinfonia Dvorak
Local: Cine-Teatro Ópera
Data: 23/08
Horário: 20h30
Ingresso: 2kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, 2 garrafas de óleo ou leite em pó)