Correio dos Campos

Em Irati, movimentos e pastorais se revezarão para rezar com o Papa

17 de março de 2023 às 14:53
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati, se integram hoje (17) às 24 Horas de Oração para o Senhor, pedidas pelo Papa Francisco. A iniciativa nasceu em Roma há dez anos, mas logo se tornou mundial, unindo espiritualmente ao Santo Padre as Igrejas espalhadas nos cinco continentes, e oferecendo a todos a possibilidade de fazer experiência pessoal da infinita misericórdia de Deus. Na paróquia, as orações começam às 16 horas, se estendem por toda a noite e terminam sábado, às 16 horas.

Promovidas pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, as 24 horas pedem pela paz no mundo. “Com certeza são muitas as intenções que chegam ao coração do Papa porque chegam ecos de todas as partes do mundo de dor, de sofrimento, pela paz e pela justiça. Não é só pela Rússia e Ucrânia. São vários continentes que estão em constante conflito. A paróquia buscou uma forma de estar em sintonia com o Papa e, ao mesmo tempo, Irati tem muitos ucranianos e russos, então, também é uma maneira de apaziguar o coração do povo. A oração tranquiliza o nosso espirito, traz o equilíbrio, já que, de alguma maneira, todos nós estamos afetados com as situações de conflito”, justifica o pároco, padre José Nilson Santos.

De acordo com padre Nilson, ao mesmo tempo, os fiéis rezarão com o Papa por acreditar no valor e na força da oração. “Ao mesmo tempo, isso irá ajudar a paróquia a fazer a experiência da intimidade com o Senhor. Estamos no tempo da Quaresma e devemos intensificar nossa busca por Deus e sua graça, o regresso à verdade absoluta, que é a comunhão com Deus. Renovamos isso a cada Páscoa. A Quaresma nos faz voltar para o essencial da vida, beber da fonte do coração de Deus para, depois, vivermos o amor entre nós. Penso que essas 24 horas vão ajudar a todos que participam da vida da paróquia, seja na cidade ou no interior, a viver com mais intensidade a Quaresma. Será edificante”, acredita o pároco.

As 24 horas de Oração para o Senhor vão iniciar às 16 horas, com a exposição do Santíssimo. As orações serão divididas entre os integrantes dos movimentos e pastorais, mas é aberto a toda a cidade, a quem desejar participar. “A paróquia só dá o ponta pé inicial. A pessoa, a família vê o melhor horário e vem rezar conosco. Esse é um período de sacrifício, momento em que muitas pessoas se mortificam. Podemos sacrificar o sono ou deixar algo importante para buscar o essencial, o que vale sempre. A expectativa é viver um momento profundo de oração, intercessão e acolhida da graça de Deus. Os grandes beneficiados são os que se voltam mais para Jesus, os que bebem da fonte”, orienta padre José Nilson.