Correio dos Campos

Cultura Oriental: Sakura Matsuri comemora a cultura japonesa

Celebração das flores acontece em Castro nos dias 2 e 3 de agosto
31 de julho de 2025 às 16:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Acontece neste fim de semana (2 e 3 de agosto), a tradicional Festa da Cerejeira da colônia japonesa de Castro. Conhecida como Sakura Matsuri, o evento que chega à sua 17ª edição, tem como palco a sede da Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC).

O Sakura Matsuri é um festival que celebra a florada das cerejeiras, símbolo de beleza e renovação na cultura japonesa. Em Castro, a programação será repleta de culinária japonesa, apresentações culturais, shows musicais e atividades voltadas à cultura nipônica.

Tradicionalmente realizado no Japão, o evento reúne famílias e amigos para contemplar as flores, fazer piqueniques ao ar livre e participar de diversas atividades culturais, em um ambiente festivo e acolhedor. Embora a cerejeira seja uma espécie nativa do Japão, seu cultivo se espalhou pelo mundo, inclusive em Castro, onde há cerca de 800 pés distribuídos em dez variedades, que florescem em diferentes épocas do ano, segundo o presidente da ACEC, André Takeshi Okubo.

Na ACEC, diversas equipes se revezam na preparação dos pratos típicos. A dona Setuko Nagao, que participa da festa desde a primeira edição, lidera a produção do sakuramoti – um doce japonês (wagashi) feito com mochi (bolinho de arroz) e anko (pasta de feijão doce), envolto em uma folha salgada de cerejeira. As folhas são colhidas com um ano de antecedência e conservadas especialmente para o preparo. Além da culinária japonesa, terá também pratos brasileiros para agradar a todos os paladares.

Com a montagem da estrutura a todo vapor, Okubo diz esperar uma grande participação de público, graças ao bom tempo previsto para o final de semana. Ele reforça o convite à comunidade para experenciar a festa da cerejeira e celebrar a natureza, a cultura e o encontro entre tradições que marcam a história da cidade de Castro.

Local e Programação:

Clube ACEC- Rua Mário Bertolini nº 215
Início: 10:00 horas
Sábado (2)
Kokorozashi Taiko (tambor japonês), UAIT, Judô, Grand Ballet, Kyudo, Karate, Cosplay e Bon Odori (dança típica japonesa)
Domingo (3)
Taiko, Karaokê, Kyudo, Wakaba Yosakoi (dança japonesa), Nitten (artes marciais com espada), Karatê, Cosplay, Grupo de dança da Castrolanda, Bon Odori
Viviane Azevedo
Diretora de Comunicação Social e Promoção Cultural [email protected]