Parque Estadual do Caxambu terá trilhas e torre de observação

COM ASSESSORIAS – Um novo parque ecológico aberto à visitação turística, com trilhas pela mata e até uma torre para observação começa a ser planejado em Castro. Num sobrevoo de helicóptero nesta quinta-feira (24), equipes da Prefeitura e do Instituto Água e Terra (IAT) fizeram um mapeamento da área de floresta preservada do Parque Estadual do Caxambu, que tem mais de 1 mil hectares e fica a cerca de 17 quilômetros da cidade. A operação também foi acompanhada pela Polícia Ambiental do Paraná.
“O parque tem uma possibilidade de se transformar num grande indutor turístico. Podemos trabalhar lá toda a questão de fauna, flora e turismo didático. Castro se consolida cada vez mais como um ponto de turismo regional e o castrense também poderá contar com esse novo parque para visitar”, diz Kasciano Morais, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Segundo Juarez Baskoski, chefe regional das Unidades de Conservação do IAT em Ponta Grossa, o traçado prévio de uma das trilhas prevê percurso de 21 quilômetros e o projeto deve contemplar ainda a construção de uma torre para que os turistas possam contemplar a paisagem do alto. “Hoje fizemos uma vistoria na área para identificar os pontos e transformar essa Unidade numa área de contemplação para visitantes, para a comunidade local e, em especial, para o turismo. Essa Unidade tem um valor muito grande na sua biodiversidade. Ali temos os animais silvestres e todo o bioma de Floresta Atlântica”, afirma.
O projeto está agora na fase de levantamento, estudos e demarcação. No próximo dia 08, a equipe técnica fará um novo sobrevoo para demarcação técnica do local e, segundo Juarez, em breve acontecerá a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre o Município e o Governo do Estado para que a estruturação do parque seja feita em parceria, “dividindo esse grande trabalho na proteção e preservação desse ambiente aqui no município”.
Uma das etapas do projeto é a renovação do Plano de Manejo do parque, para, em seguida, ser criado o projeto técnico que vai compor a estrutura de pessoas e de atendimento, inclusive com um ponto de recepção ao turista.
Giovanni Cavalli, diretor de Turismo do Município de Jaguariaíva cedido ao IAT, acompanhou a operação de mapeamento e destaca o grande potencial turístico da proposta. “É uma aliança entre a pesquisa, a educação ambiental e o turismo que pode aliar o cross country, para quem gosta de corrida, e trilha de caminhada em meio a toda a biodiversidade maravilhosa que temos aqui”, pontua.
A parceria com o Estado para a criação de mais essa opção turística em Castro é motivo de celebração, de acordo com o secretário de Governo, que participou da operação de reconhecimento da área. “Teremos um local para lazer e para as pessoas apreciarem essa belíssima paisagem. Vem aí mais um parque com biodiversidade preservada”, ressaltou Ricardo Cardoso Filho.
O Parque
O Parque Estadual do Caxambu foi criado há 46 anos pelo Decreto Estadual 6.351/79. A visitação ao local vem sendo feita apenas para grupos fechados e autorizados pelo Estado em atividades educativas de conscientização ambiental. A área originária é um maciço de floresta ombrófila mista, que é um dos domínios fitofisionômicos do bioma de Mata Atlântica e forma um cinturão verde na região do Contorno Norte da cidade.