São Judas abre hoje ‘Via Sacra nas ruas’
COM ASSESSORIAS – Começa hoje (16), em Castro, o roteiro das Via Sacras que irão acontecer a cada sexta-feira até a semana do Domingo de Ramos. Organizada pela Paróquia São Judas Tadeu, a celebração ganha as ruas do Bairro Santa Cruz, todos os anos neste tempo quaresmal. O trajeto terá início às 18h30, saindo da antiga pista da PR 151, no alto da Rua Iereni Malherbi Sinhori, com reflexões sobre as 14 estações, um caminho sagrado que nos permite refletir sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. O percurso segue até à Matriz, onde encerra com missa. A cada sexta-feira o trajeto se inicia em um ponto diferente do bairro. Em caso de chuva forte, a Via Sacra acontecerá dentro da igreja.
Na próxima sexta, as reflexões começam no mesmo horário (18h30), pela Rua Adolfo Gustavo Lesnau, também conhecido como Poço Grande. Nas semanas seguintes, a Via Sacra se inicia, de acordo com a secretária da paróquia, Erika Kawasaki, da empresa Empilhadeira Valenga, da TRR São José e da Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quillici. Este ano, um novo local – que ainda não está definido – irá compor o roteiro.
As 14 estações do caminho ficam sempre simbolizadas no portão de casas previamente determinadas. As leituras são feitas por pessoas da comunidade, com participação de um sacerdote.
A Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação. Em latim, ‘Via Crucis’ significa o ‘caminho da cruz’. Segundo o Papa Francisco, deveríamos rezar a Via-Sacra porque: primeiro, ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; segundo, ela nos mostra nosso lugar na história; terceiro, nos recorda que Jesus sofre conosco; quarto, nos convida à ação; quinto, nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus.