Segurança alimentar é centro de discussões de brasileiros em missão na Europa
COM ASSESSORIAS – Representantes de produtores de milho brasileiros participam entre dias 2 e 6 de abril de missão com a Organização Mundial do Comércio (OMC) na Europa. A delegação de agricultores da Maizall, Aliança Internacional do Milho que integra Brasil, Argentina e Estados Unidos, tem reuniões agendadas em Genebra, na Suíça, e em Paris, na França. O objetivo é compartilhar conhecimento, informações, inovações tecnológicas e também abordar questões de barreiras comerciais em relação à inovação agrícola.
A segurança alimentar no mundo está entre os temas mais relevantes da agenda em Genebra, com 11 reuniões entre representantes dos países-membros da OMC.
Em Paris, a delegação participará de reuniões com a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e de um workshop com a associação francesa de produtores de milho. Eles farão ainda uma visita a uma fazenda experimental francesa.
Representantes
Participam da comitiva, o presidente da Maizall Federico Zerboni, e os integrantes da entidade, Manuel Ron, John Linder, Darren Armstrong, Paulo Bertolini e Bernhard Kiep. Para o paranaense Paulo Bertolini, diretor financeiro da Abramilho, a missão é uma oportunidade para intensificar esforços no enfrentamento à grave crise de segurança alimentar, especialmente desafiadora para países menos desenvolvidos e os países em desenvolvimento. “Também aproveitaremos para impulsionar parcerias entre organizações internacionais e discutir políticas agrícolas, acesso ao mercado e questões relativas à exportação do milho brasileiro”, enfatiza.