Correio dos Campos

Segurança alimentar é centro de discussões de brasileiros em missão na Europa

Representantes da Aliança Internacional de Produtores de Milho participam de reuniões com Organização Mundial do Comércio
31 de março de 2023 às 16:14
Paranaense Paulo Bertolini representa a Abramilho nos encontros, entre dias 2 e 6 de abril. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Representantes de produtores de milho brasileiros participam entre dias 2 e 6 de abril de missão com a Organização Mundial do Comércio (OMC) na Europa. A delegação de agricultores da Maizall, Aliança Internacional do Milho que integra Brasil, Argentina e Estados Unidos, tem reuniões agendadas em Genebra, na Suíça, e em Paris, na França. O objetivo é compartilhar conhecimento, informações, inovações tecnológicas e também abordar questões de barreiras comerciais em relação à inovação agrícola.

A segurança alimentar no mundo está entre os temas mais relevantes da agenda em Genebra, com 11 reuniões entre representantes dos países-membros da OMC.
Em Paris, a delegação participará de reuniões com a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e de um workshop com a associação francesa de produtores de milho. Eles farão ainda uma visita a uma fazenda experimental francesa.

Representantes

Participam da comitiva, o presidente da Maizall Federico Zerboni, e os integrantes da entidade, Manuel Ron, John Linder, Darren Armstrong, Paulo Bertolini e Bernhard Kiep. Para o paranaense Paulo Bertolini, diretor financeiro da Abramilho, a missão é uma oportunidade para intensificar esforços no enfrentamento à grave crise de segurança alimentar, especialmente desafiadora para países menos desenvolvidos e os países em desenvolvimento. “Também aproveitaremos para impulsionar parcerias entre organizações internacionais e discutir políticas agrícolas, acesso ao mercado e questões relativas à exportação do milho brasileiro”, enfatiza.