Correio dos Campos

CREAS de Castro atendem situações de violência contra criança e adolescente

18 de maio de 2020 às 16:44
Imagem ilustrativa (Divulgação)

IMPRENSA/Castro – O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. Em Castro, o atendimento e o acompanhamento a esse público em situação de violências ou violação de direitos é feito pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Aconchego e Neuza Aparecida de Freitas.

Em 2019 foram registrados pelos CREAS 178 casos de violência física ou psicológica, negligência ou abandono e ainda violência sexual contra meninos e meninas.

De acordo com a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, os dados revelam que as violências física, psicológica e sexual ainda se manifestam de forma mais expressiva para o sexo feminino, mas a cada ano, os casos e denúncias de violência e abuso sexual em meninos, se tornam mais comuns, mostrando que a sociedade está se manifestando mais. “As pessoas não estão mais se omitindo e quanto mais denunciarem, maior será o atendimento à essa criança ou adolescente que precisa de proteção. Podemos mudar a história delas”, disse.

O município possui um fluxo de atendimento e as denúncias devem ser encaminhadas para o Conselho Tutelar de Castro pessoalmente ou pelo telefone 2122-5309 ou 2122-5310 e o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.