Correio dos Campos

Projeto busca reduzir a reincidência da violência doméstica

9 de março de 2020 às 14:42
(Divulgação)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), atende mulheres em situação de violência e desenvolve atividades em grupo com o objetivo de empoderá-las por meio do reconhecimento de sua condição de mulher na família e na sociedade.

O trabalho também é estendido aos homens, e o município implantou em 2019 o Projeto Intersetorial de prevenção à reincidência e combate à violência doméstica e intrafamiliar, por meio de parcerias e da Rede de Enfrentamento às Violências.

Os agentes violadores (agressores) recebem acompanhamento por meio de grupo durante encontros que acontecem quinzenalmente, com o objetivo de redução dos índices de reincidência de violência doméstica e intrafamiliar.

Em 2019 foram atendidos pelos CREAS Aconchego e Neuza Aparecida de Freitas, 220 mulheres em situação de violência e 85 agentes violadores (agressores).

A Secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destaca a importância do atendimento aos envolvidos nas situações de violência doméstica. “É preciso atacar o problema de todos os lados. Por um lado, empoderando as mulheres, mostrando seu valor e resgatando sua autoestima. Por outro, buscamos refletir com os agressores, de forma a romper com o ciclo da cultura da violência e evitar maiores consequências. É um novo olhar que foca na prevenção da reincidência”, diz.