Correio dos Campos

Encenação da ‘Paixão’ abre ensaios em Castro

Preparação Litúrgico-Musical começou por Irati
2 de março de 2020 às 14:18
Para que texto e cenas sejam incorporados pelos atores ensaios começam com mais de um mês de antecedência. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Começou neste domingo (1º), os primeiros ensaios para a apresentação da peça teatral ‘Paixão de Cristo’, que todo o ano é organizada e encenada por atores amadores adultos, jovens e até mirins, na Sexta-Feira da Semana Santa. Este ano, o espetáculo vai atingir uma marca histórica. Serão celebrados 30 anos de apresentação ininterrupta. A peça está marcada para acontecer no dia 10 de abril.

De acordo com Arildo Ribeiro de Souza, que, ao lado de outros integrantes, coordena a fase de ensaios, faltando 45 dias para a apresentação da peça, ainda não está oficialmente definido o local onde acontecerá a encenação. “Entretanto, esforços estão sendo feitos para que o espetáculo seja apresentado no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, no alto da Vila Santa Cruz. Com isso, de certa forma, a encenação retorna a sua origem”, destaca Souza. As primeiras apresentações tiveram início na quadra de esportes da comunidade de São Judas Tadeu, espaço que hoje é ocupado pela obra de construção da nova igreja matriz.

A cada ano, o espetáculo incorpora novos integrantes. Este é o caso de uma figurante que fará sua estreia e representará o papel de serva de Pilatos. “Atuar na peça será para mim uma experiência diferente e que deve me enriquecer”, apontz a estudante Thais Kremer Morgan, de 14 anos. De outro lado, já veterano nas apresentações, Luís Carlos Costa, que participa há 17 anos do espetáculo, enfatiza a importância da juventude, que com seu dinamismo e coragem, tem mantido esta tradição, ao longo de três décadas. “Sou mais um colaborador e incentivador para que outros jovens venham participar conosco”, observa.

“Acho de suma importância, para a igreja, o surgimento de novas lideranças, assim como também é importante para os próprios jovens, que estão formando o seu caráter e sua espiritualidade”, emenda O personagem José – vivido por Luís Carlos – abre o primeiro ato da peça e continua em cenas próximas como um dos apóstolos de Cristo.

Há três anos idealizado e apresentado pela Paróquia de São Judas Tadeu, hoje o espetáculo abrange outras comunidades como Perpétuo Socorro, Matriz Sant`Ana, Rosário, capelas e até mesmo o interior. Pela quarta vez consecutiva, Rodrigo Valter Augustat viverá o papel de Jesus. “Já estou inserido na peça por dez anos e tenho a incumbência de representar a figura de Cristo. Importante destacar que, mesmo sendo um espetáculo da igreja católica, sempre há espaço para que pessoas de outras denominações religiosas também possam participar. O convite é aberto para todos”, reforça.

Todos os integrantes voltam a se reunir no próximo sábado (7), a partir das 20 horas, no salão térreo da nova igreja matriz de São Judas Tadeu, para novos ensaios.