Correio dos Campos

Governo e população discutem obra em Castro

Encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e serviu para apresentar o projeto e tirar dúvidas dos moradores da região. Obra está orçada em mais de R$ 100 milhões
14 de fevereiro de 2020 às 14:48
(Divulgação/DER)

AEN/PR – A obra do Contorno Norte de Castro foi tema de uma audiência pública presencial na tarde de quarta-feira (12) no auditório da Câmara de Vereadores da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contou com a presença de cerca de 120 pessoas, que conheceram detalhes do projeto e tiraram dúvidas sobre a obra, que fará a ligação entre as rodovias PR-090 e PR-151.

O trecho terá cerca de 15,6 quilômetros e está orçado em aproximadamente R$ 112 milhões. Quando ficar pronto, o Contorno vai desviar o tráfego pesado da cidade e trazer mais segurança para moradores e motoristas que circulam na região. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

TRANSPARÊNCIA – De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a construção do Contorno Norte de Castro é um sonho antigo da população e, por isso, é preciso dar transparência a todo o processo que envolve o projeto e a licitação da obra. “Sem dúvida é uma obra muito aguardada para a população. Momentos como esta consulta pública são importantes para que o Governo do Estado, as lideranças regionais e a população de Castro se reúnam para discutir a melhor maneira de tirar mais essa obra do papel”, afirmou.

Para a presidente da Câmara Municipal, vereadora Fátima Castro, os recursos que serão aplicados na construção do Contorno trazem desenvolvimento para a cidade e atraem mais empresas para a região. “É um orgulho sediar esse tipo de evento, pelo qual a população é chamada para ser ouvida e ter suas dúvidas esclarecidas, principalmente em relação aos investimentos”, disse. “Somos gratos ao Governo do Estado por ter um olhar diferenciado a Castro. Estou otimista com os recursos que serão aplicados aqui no nosso município”, afirmou.

A Consulta iniciou com uma explicação a respeito do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes e do funcionamento das políticas operacionais do BID. Em seguida, os técnicos do DER/PR apresentaram o projeto de construção do Contorno, expondo os trechos que serão afetados e as principais intervenções que já foram planejadas. A população presente pôde fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o projeto.

“Faço um balanço bastante positivo desta consulta. Foi possível esclarecer alguns pontos do projeto com a população e mostrar que a Secretaria segue trabalhando firme na remodelação de toda nossa malha rodoviária”, acrescentou Sandro Alex.

EM ANDAMENTO – Atualmente, estão em andamento as obras de construção do Acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090. A obra tem 2,7 quilômetros de extensão e a previsão de término é para junho. A Consulta Pública a respeito desse trecho foi realizada em Castro em maio de 2017.