Correio dos Campos

Saúde confirma 36 municípios com surto de sarampo

5 de dezembro de 2019 às 18:06
(Reprodução/Internet)

AEN/PR – A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou contraíram a doença no Estado. O boletim desta semana registra 59 novas confirmações, um aumento de 12% em relação ao balanço anterior. Pela primeira vez, há confirmações em Quitandinha, Rio Negro, São Mateus do Sul e Marechal Cândido Rondon.

O boletim apresenta um quadro crescente de casos em todo o Estado com o maior número de ocorrências concentrado em Curitiba. “Temos 339 casos na Capital do Estado, é mais de 60% do total. Mesmo com os chamamentos ainda não atingimos as pessoas. Por isso, mais uma vez, pedimos que tomem as doses necessárias para prevenir o sarampo”, reforça o secretário da Saúde Beto Preto.

Os adultos com idade entre 20 e 29 anos continuam sendo o público mais infectado com o vírus do sarampo: são 281 casos, o que representa 52% das pessoas com a doença confirmada. Por outro lado, este grupo é o que menos procura regularizar a carteirinha de vacinação. Dados do Ministério da Saúde (Sistema SI-PNI) mostram que, em 2019, foram aplicadas apenas 159 mil doses da vacina em uma população, nessa faixa etária, estimada em 1,8 milhão de pessoas.

Todos com idade entre 1 a 29 anos devem receber duas doses da vacina tríplice viral e, de 30 a 49 anos, uma dose. O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, a chamada Dose Zero. O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deve receber a primeira dose da tríplice viral – que previne sarampo, caxumba e rubéola – e a segunda dose aos 15 meses de vida com a tetra viral, que protege contra o sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Confira outras informações do calendário nacional.

OCORRÊNCIAS – Curitiba regista 339 registros de sarampo.

Região Metropolita de Curitiba: São11 casos em Almirante Tamandaré; 4 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 4 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 14 em Campo Largo; 2 em Campo Magro; 36 em Colombo; 4 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu; 2 na Lapa; 1 em Mandirituba; 23 em Pinhais; 14 em Piraquara; 2 em Quatro Barras; 1 em Quitandinha; 6 em Rio Branco do Sul; 1 em Rio Negro; 18 em São José dos Pinhais.

Interior do Estado: Há 2 confirmações de sarampo em Castro; 1 em Ponta Grossa; 5 em Irati; 1 em Cruz Machado; 1 em General Carneiro; 3 Paulo Freitas; 1 em São Mateus do Sul; 9 em União da Vitória; 3 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 6 em Jacarezinho; 1 em Marechal Cândido Rondon; 1 em Toledo.

No Litoral, Matinhos tem 1 confirmação.

O Ministério da Saúde estipula como surto a partir de um caso registrado no município, já que a doença estava erradicada.

VACINAÇÃO – As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Estado. A secretaria estadual recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação até e, caso não tenham o documento, não há problema. A pessoa será vacinada da mesma forma e receberá uma nova carteira de vacinação.

Confira o boletim completo divulgado nesta quinta-feira (05).

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br