Correio dos Campos

Saúde faz ação preventiva do Novembro Azul em pequenas empresas

26 de novembro de 2019 às 09:38
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Saúde está realizando ação preventiva do Novembro Azul, campanha de conscientização dirigida aos homens com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, levando a estrutura da saúde para trabalhadores nas pequenas empresas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, a maioria dos homens não procura a unidade de saúde para fazer exames preventivos. “São vários fatores, muitos não querem perder o dia de trabalho e acabam deixando de lado a questão do cuidado com a saúde”, explica.

Antes da visita da equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem farmacêutico e agente comunitário de saúde, os agentes contatam as pequenas empresas do território onde atuam e convidam os homens do comércio do entorno para aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia e de PSA que indica precocemente o câncer de próstata e outras doenças.

Também são feitos três testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite. Caso algum exame apresente alterações, a pessoa é encaminhada já com consulta marcada para a unidade de saúde do seu território. A equipe também leva vacinas contra o sarampo, febre amarela e outras.

Maria Lidia destaca que a adesão das empresas e dos trabalhadores tem sido expressiva. “Muitos funcionários dessas empresas nunca fizeram prevenção à saúde nos locais de trabalho e encontram dificuldade em ir a um posto de saúde. Esta ação está permitindo a interação da saúde com o trabalhador. Estamos satisfeitos com os resultados”, disse.

A ação segue até o final do mês de novembro.