Correio dos Campos

Escolas de Castro se classificam para a fase final do Agrinho

26 de setembro de 2019 às 14:26
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Seis professores das escolas municipais e estaduais de Castro foram classificados para a fase final do Programa Agrinho 2019 e concorrerão a automóveis no evento de premiação que acontece no dia 21 de outubro, em Curitiba, após o resultado da banca avaliadora que será realizada nos dias 3 e 4 de outubro.

Na categoria Experiência Pedagógica fase regional se classificaram a professora Carina Hampf de Oliveira, da Escola Municipal de Terra Nova com o projeto “Campos Gerais… Semeando caminhos sustentáveis, colhendo um futuro melhor”, e a professora Aline de Castro Anacleto, da Escola Municipal Professora Relindis Capilé com o projeto “Um mundo com + cogumelos”.

Da rede particular nesta categoria se classificou o projeto “Caminhos do Leite” da professora Amanda Letícia Swiench dos Anjos, da Escola Evangélica de Castrolanda.

No Agrinho Solos foram classificadas as experiências pedagógicas da rede pública os projetos “Rosário Verde” da Escola Municipal de Vila Rosário da professora Dábila Batista de Andrade; “Reciclando atitudes para salvar nosso solo” da Escola Municipal Jardim Bela Vista com a professora Gislaine Ferraz e Silva e “Práticas sustentáveis no campo” da Escola Municipal do Campo Professor Benedito Roque Leal com a professora Silmara de Jesus Carneiro.

A Secretária Municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, ressaltou que mais uma vez as escolas de Castro se destacam no programa. “É o reconhecimento do empenho de nossos professores que encampam o Agrinho e procuram fazer sempre o melhor. Parabéns pela classificação”, disse.

Programa

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, governo do Estado do Paraná por meio das secretarias de Educação, da Justiça, Cidadania, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Abastecimento, municípios paranaenses, empresas, instituições públicas e privadas.

O programa foi concebido em 1995 e foi para o campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.

O concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o programa vem provocando em termos de ações efetivas.