Correio dos Campos

Deputados paranaenses atuam para ajudar brasileira a conseguir guarda dos filhos na Bulgária

27 de agosto de 2019 às 19:30

Por Melissa Eichelbaun
para o Correio dos Campos

A história da paranaense Rosângela de Fátima Sviercoski tem chamado a atenção de autoridades do Brasil e do exterior, que estão empenhadas em ajudar a brasileira. Como você conferiu na reportagem anterior, a paranaense mora na Bulgária e luta há quatro anos pela guarda dos dois filhos que estão com o ex-marido.

O caso de Rosângela mobilizou o deputado federal Aliel Machado (PSB) e a deputada federal Aline Sleutjes (PSL). Desde que tomaram conhecimento do drama da mãe brasileira os dois parlamentares estão atuando junto ao governo federal e embaixada na Bulgária para que ela consiga efetivamente ficar com os filhos.

Aliel encontrou na última semana o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e pediu pessoalmente para que o governo federal possa intervir na situação da brasileira. “Eu pedi ajuda para o Eduardo e ele já conversou com o Ministro das Relações Exteriores para que possamos resolver essa situação”, revela. De acordo com os deputados, a embaixada brasileira na Bulgária já recebeu um documento para que possa atuar em favor de Rosângela.

A deputada Aline informou que soube do caso através da delegada Tânia Sviercoski e que também está tomando ações para auxiliar a brasileira no país europeu. “Agendei uma audiência com o embaixador Ernesto Araújo e solicitei o apoio diplomático em favor desta mãe. O ministro prontamente mobilizou a embaixada brasileira na Bulgária para que se faça cumprir a determinação judicial e a entrega das crianças para a Rosângela. Estamos aguardando que isso aconteça o quanto antes, finalizando assim o sofrimento desta mãe e de toda família que está há tanto tempo longe dos filhos”, esclarece. A parlamentar conta que a embaixada fez uma reunião e o ministro fez questão de frisar que está atuando no caso e tem confiança que a situação será resolvida em breve.

A paranaense Rosângela agora aguarda para que a decisão judicial, que determina que ela fique com a guarda das crianças, seja efetivamente cumprida e ela então possa rever os filhos. De acordo com a irmã da pesquisadora, Rosângela não considera em um primeiro momento voltar para o Brasil para que os filhos não sejam afetados por muitas mudanças.