Correio dos Campos

Professores apresentam experiências e relatos do programa Agrinho

9 de agosto de 2019 às 16:36
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Professores e coordenadores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Castro apresentaram na quinta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, experiências pedagógicas e relatos da prática educacional desenvolvida nos projetos que estão participando do programa Agrinho e Agrinho Solos 2019. Ao todo, 36 trabalhos concorrerão na etapa estadual que divulgará o resultado na primeira quinzena de outubro.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Moacyr Fadel Junior e do presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros Gomes, professores, coordenadores e diretores das escolas municipais e CMEIs. Foram sorteados cinco notebooks entre os professores e coordenadores, patrocinados pelo sindicato.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou o trabalho realizado pelos professores e coordenadores. “Sabemos do empenho de cada um deles no trabalho realizado junto aos alunos pelo programa Agrinho, que leva mais conhecimento aos nossos alunos”.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que o Agrinho mobiliza toda a escola em torno dos temas propostos pelo programa. “A agricultura, o solo e o meio ambiente fazem parte das nossas vidas. Ver esses temas discutidos no dia a dia com nossas crianças, adolescentes e jovens de forma a conscientizar sobre a importância dos cuidados e da preservação, enriquece o aprendizado e contribui para ampliar a formação deles”, disse.

Programa

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, governo do Estado do Paraná por meio das secretarias de Educação, da Justiça, Cidadania, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Abastecimento, municípios paranaenses, empresas, instituições públicas e privadas.

O programa foi concebido em 1995 e foi para o campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.

O concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o programa vem provocando em termos de ações efetivas.