Correio dos Campos

‘Hilda’ é a nova estante Pegaí em Castro

28 de junho de 2019 às 18:06
Os voluntários Diolete Cerutti, Caroline Freitas de Oliveira e Albino Szesz Junior. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A escritora castrense Hilda Koller dá nome a nova estante do Pegaí Leitura Grátis no município de Castro. Poetisa, autora de diversos livros, e detentora de dezenas de diplomas literários, Hilda foi homenageada nomeando a nova estante. A autora faleceu em 2002, mas deixou a sua marca por lá. Castro já contava com o Pegaí Leitura Grátis, mas de forma itinerante, pois o primeiro ponto que atende os castrenses está dentro do ônibus coletivo metropolitano da Viação Iapó, atendendo também o município de Carambeí.

A estante foi instalada na última quarta-feira por voluntários Pegaí no prédio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social de Castro. Em local de acesso público, a nova estante conta com a bibliotecária Caroline Freitas de Oliveira como voluntária responsável. Por lá, a movimentação é grande já que o local abriga também o Procon e a Defensoria Pública do município.

Apesar de morar em Ponta Grossa, a bibliotecária teve seu primeiro contato com a proposta de democratização da leitura dentro do ônibus metropolitano. “Estávamos em viagem e meu filho emprestou um livro”, recorda, lembrando ainda que já conhecia o Pegaí, por conta de matérias veiculadas em jornais.

Bibliotecária, Caroline conhece a importância dos livros na vida das pessoas. “Mesmo assim percebo que para que possamos estimular a leitura, não basta as pessoas irem até a biblioteca, os livros também podem (e precisam) ir até as pessoas”, avalia, explicando o que motivou a procura pelo Pegaí.

Desta forma a nova voluntária Pegaí pretende “formar leitores e estimular a leitura em espaços públicos por pessoas de todas as idades”. “Sabe-se que em sociedades desenvolvidas, os cidadãos possuem o hábito da leitura inseridos em suas rotinas. É algo que vai além do fator educação, é algo cultural. Criar a cultura da leitura envolve toda uma comunidade”, finaliza.

Com a ‘Hilda’ o Pegaí Leitura Grátis contabiliza 56 estantes espalhadas por dez municípios.
“Nosso processo de expansão está bem adiantado. E até o final deste ano com certeza atingiremos novos municípios do Paraná”, exulta o coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti.