Correio dos Campos

Alunos participam de formatura do Proerd

28 de junho de 2019 às 17:43
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Mais uma vez, com o grito de guerra “Luzes, câmera, ação. Hoje é dia de Proerd”, 600 alunos do quinto ano das escolas municipais e particulares de Castro participaram nesta sexta-feira (28) da formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Padre Pagnacco com a presença de autoridades e pais de alunos.

Os alunos leram redações sobre o programa, fizeram o juramento, cantaram o hino do Proerd e receberam o leão Daren, mascote do programa.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Pula Nocera, destacou que a parceria com a Polícia Militar na realização do Proerd traz benefícios os estudantes. “É importante que nossas crianças aprendam a se proteger das drogas, da violência e do bulling. Mais uma vez, é uma alegria ver que mais 600 crianças tiveram a oportunidade de receber orientações pelo programa”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior disse que o investimento que é feito na educação beneficia toda a sociedade. “São essas crianças o futuro do nosso município. Parabéns às professoras e professores que preparam nossas crianças. E agradeço essa importante parceria com a Polícia Militar para orientar nossos alunos”, ressaltou.

Parceria

O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná, secretarias municipais de Educação e rede de ensino particular. Em um trabalho conjunto, oferece atividades educacionais em sala de aula durante um trimestre letivo. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng.

As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.

Programa

O Proerd começou em 1983 como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education. Este esforço cooperativo guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência do programa de prevenção baseado na tomada de decisões, estabelecimentos de valores e redução de problemas e estilos de vida e incentivo à atividades positivas.

O Proerd está presente em 50 países. Desenvolvido pela Polícia Militar, atualmente funciona em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999 e já alcançaram mais de 1,5 milhão de alunos.