Correio dos Campos

Escolas e CMEIS receberão projeto de prevenção de incêndio

12 de junho de 2019 às 18:49

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura de Castro assinou nesta quarta-feira (12) projetos de prevenção de incêndio já elaborados para as escolas Estação do Tronco, Mariana Garcez Duarte, Lourival Leite de Carvalho, Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Reino e Escola Municipal do Guararema.

Todas as escolas e CMEIS receberão vistoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano para levantamento e elaboração de plantas e memoriais de medidas de proteção ativa e passiva em consonância com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CSCIP) do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Com as plantas disponibilizadas, as instituições de ensino municipais terão as medidas de segurança adequadas como sinalização de alerta, perigo e de orientação, extintores de incêndio classe A (papel, madeira, plástico), B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos), iluminação de emergência e corrimãos conforme a necessidade. A previsão de entrega de todos os projetos e implantação das medidas em todas as escolas e CMEIs é de 90 dias.

O engenheiro Luis Banaczek destaca que a adequação das medidas de segurança já implantadas são imprescindíveis para maior segurança e eficiência em caso de incêndio ou pânico. “As escolas e CMEIS já possuem extintores e luminárias de emergência, porém, com o projeto de prevenção, terão melhores condições de sanar situações de emergência”, disse.

Nos dias 2 e 3 de julho haverá treinamento de brigada de incêndio nas escolas e CMEIS contemplando prevenção de incêndio, rota de fuga e primeiros socorros. A capacitação será feita por engenheiros e arquitetos da Prefeitura e enfermeiros da Saúde.