Correio dos Campos

Professores participam de oficina sobre o “Folclore Holandês”

5 de junho de 2019 às 19:21
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Física Escolar, promoveu na última sexta-feira (31) no Ginásio de Esportes Gerson Torres e na sede da secretaria, oficina sobre o folclore holandês, com danças e brincadeiras. A ideia surgiu do projeto “Coma Aprendendo” desenvolvido pelo setor de Alimentação Escolar que propõe o aprendizado sobre diversas culturas, com conteúdo trabalhado em sala de aula e um cardápio específico em datas pré-determinadas. A degustação de comidas holandesas está prevista para o mês de julho, após o tema ser apresentado aos alunos.

A professora de Educação Física Escolar, Juliana Polistchuk, destacou a parceria entre o setor de Merenda Escolar e outros da secretaria. “É essencial para que tudo dê certo. A nossa participação, como profissionais de educação física, acrescenta e enaltece ainda mais o projeto Coma Aprendendo. Como a dança faz parte da nossa proposta curricular, o conteúdo trabalhado nesta oficina trará mais conexão com a nossa realidade local, que é o da diversidade de etnias que compõem a nossa história”, disse.

Ministraram a oficina a professora Leila Mileski, o professor de língua holandesa da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, Meister Joren Heijnen, os professores de Educação Física Escolar e de Dança de Salão, que inclusive já foram professores de danças folclóricas do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, Rafael Cordeiro e Somália Mattos Cordeiro.

A oficina contou ainda com a colaboração da professora Rosana Rodrigues que apresentou ideias alternativas para a confecção dos tamancos holandeses, os “klompen”, do Moinho da Castrolanda e da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda que emprestaram acessórios da cultura holandesa. “Houve muito empenho, entusiasmo e compromisso com o aprendizado, tanto por parte dos ministrantes quanto por parte dos participantes da oficina”, disse a coordenadora do evento, Neide Silva.