Correio dos Campos

Teatro itinerante ensina sobre a origem da mandioca

23 de maio de 2019 às 18:51
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Com o tema “Curumim – A Origem da Mandioca” o teatro itinerante Buzum se apresenta em Castro nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) no pátio da Secretaria Municipal de Educação. A peça com duração de 20 minutos é encenada no ônibus-teatro e bonecos contam a história da mandioca e das tradições indígenas para alunos das escolas da rede municipal. Em dois dias, 510 alunos assistirão ao espetáculo.

O projeto também fornece material pedagógico desenvolvido em parceria com o Instituto Saberes para o professor trabalhar temas transversais em sala de aula. As crianças ganharam um encarte com um teatro de papel para criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

A assessora de projetos da Secretaria de Educação, Ana Claudia Santos destaca que o Buzum oferece oportunidade de acesso à cultura para as crianças. “Muitas delas conhecem a arte do teatro por meio do projeto e isso enriquece o conhecimento”, disse.

Projeto

O projeto nasceu em 2010 para levar o teatro de bonecos para escolas, crianças e adolescentes que ainda não conhecessem ou tivessem dificuldade de acesso a esse mundo lúdico. O Buzum percorre todo o país com três ônibus-teatro e é um dos maiores projetos itinerantes de teatro infantil do Brasil que já se apresentou para mais de 500 mil espectadores.