Correio dos Campos

Encenação da Paixão chega a 29ª edição

Fieis de paróquia em Castro ensaiam há duas semanas
9 de abril de 2019 às 19:12
Atores amadores participam de ensaios nos finais de semana. (Renato de Oliveira/Pascom Paróquia Sáo Judas Tadeu)

COM ASSESSORIAS – Perto de completar três décadas, o grupo de jovens da Paróquia de São Judas Tadeu, em Castro, vai encenar, pela 29ª vez, a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O espetáculo que já se tornou uma tradição durante a Semana Santa, acontecerá no feriado católico da Sexta- Feira Santa (19), no ginásio de esportes Padre José Pagnacco, na Vila Santa Cruz, a partir das 20 horas. A Semana Santa será aberta na quarta-feira (10), com confissões, procissões e benção dos ramos. Na segunda-feira (15), encerramento da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano trouxe como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’.

De acordo com Arildo Ribeiro de Souza, que coordena o espetáculo , os ensaios já estão acontecendo há mais de duas semanas na quadra de esportes das Irmãs Cavanis, sempre aos sábados e domingos. A maioria dos integrantes é formada por jovens, crianças e adolescentes. Entretanto, também participam adultos que se dividem em papéis principais, ou como simples figurantes. “Para este ano, estamos preparando algumas novidades nas cenas que serão apresentadas. Com muito zelo, responsabilidade e dedicação, pretendemos incluir novas passagens bíblicas, enriquecendo ainda mais a apresentação, que muito além de ser um espetáculo teatral, é , antes de tudo, uma maneira de evangelizarmos, através da arte”, ressaltou Souza. Toda a apresentação tem uma duração média de duas horas, com cenas vibrantes e que sempre levam o público a fortes emoções e até mesmo ás lágrimas, numa mistura de fé e religiosidade popular.

Além das diversas parcerias que já se firmaram ao longo desses quase 30 anos, o espetáculo recebe apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, uma vez que a encenação já está incluída no calendário de atrações turísticas de Castro. De outro lado, Arildo Ribeiro fez questão de frisar que ainda existe espaço para a participação de novos membros para esta encenação. “É claro que os papéis principais já estão definidos, mas estamos aceitando a colaboração de novos integrantes que irão atuar como figurantes e até mesmo como voluntários, nos bastidores. Isso para nós, é suma importância. Basta comparecer nos horários de ensaio”, ressaltou.

Programação

A Semana Santa em Castro teve sua abertura já segunda-feira (4), com confissões na matriz de Sant’Ana e prossegue na Paróquia do Rosário, na quarta-feira (10), ás 19 horas. Na quinta-feira (11), a partir das 19 horas, as confissões serão realizadas na Paróquia de São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz. No Domingo de Ramos, dia 14, uma procissão sairá da Capela do Rosário, em direção a igreja matriz de São Judas, onde será celebrada uma missa e benção dos Ramos. No dia 15, encerramento da Campanha da Fraternidade, com procissão, saindo da matriz de São Judas, com o estandarte do padroeiro, enquanto outro grupo sairá da comunidade do Rosário, em direção a Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quillici, onde haverá a ‘Celebração da Luz’.

Na terça-feira (16), ‘Procissão do Encontro’ sai com a imagem de Nossa Senhora das Dores da matriz São Judas, seguindo para a matriz de Sant`Ana, que encontrará a imagem de Nosso Senhor dos Passos, a partir das 19 horas. Na madrugada de quarta-feira (17), às 5h30, Procissão da Penitência, e, às 19 horas, missa com o Sermão das Sete Palavras. A Paróquia de São Judas celebra na Quinta-Feira Santa (18), o Lava Pés e Instituição da Eucaristia, a partir das 20 horas. Ao término, vigília, com a participação das pastorais, comunidade e movimentos da paróquia. No Sábado Santo, Benção do Fogo e, dia 21, Domingo da Páscoa, a programação chega ao seu fim com a Procissão da Ressurreição, às 7 horas, seguida de celebração de Santa Missa.